Há várias ocasiões que merecem uma comemoração especial, nas quais desejamos festejar com bolos gostosos e requintados, daqueles que mesmo antes de saboreados, despertam os olhos. Por isso, a exigência do cliente, no que diz respeito a apresentação do mesmo, é grande. A questão torna-se ainda mais relevante quando o que está em jogo é um evento que só acontece uma vez na vida, como o batizado do primeiro filho, o aniversário de quinze anos, o casamento, entre outros. Portanto, para que o cake designer atenda a todas as preferências, precisa ter conhecimentos avançados das técnicas de decoração.
Uma das preparações que oferecem várias possibilidades de confeito é a pasta americana. Com ela é possível forrar o bolo com uma cobertura homogênea e lisa, além de modelar várias formas como bonecos, casas, animais e tudo que a imaginação deixar.
Os ingredientes utilizados para fazer essa pasta são água, gelatina sem sabor, gordura vegetal hidrogenada, açúcar de confeiteiro e essência. Se a preparação for feita em um local de clima muito seco, é necessário acrescentar glicerina, para evitar que a massa perca a umidade e a elasticidade, assim, ela não corre risco de apresentar rachaduras.
O corante pode ser acrescentado no fim da preparação, mas existe um ponto importante a se considerar quanto ao tipo a ser utilizado. Segundo a professora Edna Araújo, no Curso Avançado de Decoração de Bolos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o mais adequado é utilizar o corante em gel em vez do líquido. Isso porque o gel é mais concentrado e, por isso, consegue-se a cor desejada com a adição de uma pequena quantidade. O mesmo não acontece com o corante líquido, o que pode fazer com que a massa fique muito úmida e amoleça, ficando difícil de ser trabalhada”.
A massa está no ponto quando não estiver grudando nas mãos, com superfície lisa e mole, mas apresentando liga. De acordo com a professora Maria Cristina da Silva, também coordenadora técnica do Curso Avançado de Decoração de Bolos, “depois que atingir esse ponto, se a massa continuar sendo sovada, será necessário acrescentar mais açúcar impalpável, para que volte ao ponto ideal”.
A pasta deve descansar dentro de uma sacola plástica, antes de ser trabalhada. Para a conservação, é preciso que ela fique guardada na geladeira, assim pode durar alguns meses. Existem, também, pastas americanas prontas disponíveis para compra.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

katia
24 de mai. de 2012Gostaria de saber como q faço para guardar um bolo com pasta americana de um dia para o outro. Colocar na geladeira tem algum problema? Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT
1 de jun. de 2012Boa tarde, Kátia!
Bolos com pasta americana não devem ser levados à geladeira, pois a pasta não suporta umidade. A luz também deve ser evitada, já que pode desbotar as cores da decoração. Portanto, o ideal seria guardar o bolo em um cômodo escuro e em temperatura ambiente. O curso Decoração de Bolos e o Curso Avançado de Decoração de Bolos, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, trazem deliciosas receitas e ensinam como modelar e montar lindos bolos para comemorar datas importantes, como batizados, aniversários, noivados, casamentos e bodas. Clique e confira algumas das nossas matérias: Decoração de bolos com laços, Produtos para decoração de bolos são segredos para o charme e o sabor da confeitaria e Bolo de aniversário com o tema futebol.
Para mais esclarecimentos, entre em contato conosco!
Camila Guimarães Ribeiro