Perguntas Frequentes

O Ministério da Educação e Cultura - MEC, órgão do Governo Federal, tem como função autorizar e fiscalizar cursos de graduação e pós-graduação para Faculdades e Universidades. Já as Secretarias de Educação dos diversos Estados têm a função de autorizar cursos de ensino fundamental, médio e técnicos profissionalizantes.

O Curso CPT usa uma metodologia instrucional própria, classificada como cursos na modalidade “Qualificação Profissional” a distância, e não requer autorização pelo MEC, conforme a Lei 9.394.

A Lei 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, prevê esta modalidade de ensino que tem como objetivo capacitar profissionais nas mais diversas áreas, qualificando-os para que possam desempenhar com competência e eficiência seus trabalhos. Deve-se observar que, para a modalidade do Curso CPT, não existe exigência de escolaridade anterior. Tudo conforme o Capítulo III - Da Educação Profissional, Artigos 39, 40, 41 e 42 da referida Lei.

Os Cursos CPT foram elaborados para serem estudados a partir de 40 horas, e cada Curso possui uma avaliação constituída de questões elaboradas, criteriosamente, as quais abordam todo o conteúdo do curso.

Para ser aprovado, o aluno deverá ter um desempenho igual ou superior a 70% (setenta por cento) no resultado final. Abaixo desta média, o aluno reprovado terá ainda mais 1 oportunidade de fazer a avaliação final, solicitando ao Setor de Avaliação e Certificação, novo “Cartão-Respostas” sem custos.

O aluno terá direito a duas chances para receber o certificado sem custos:

  • - A primeira com o cartão resposta original, que consta no livro do curso
  • - A segunda com um cartão resposta, enviado pelo setor de avaliação e certificação.

A partir da segunda chance, o aluno deverá efetuar um depósito no valor de R$ 35,00, para receber outro cartão resposta ou certificado do setor de avaliação e certificação.

Além do depósito, é de responsabilidade do aluno enviar por e-mail ou carta a cópia do comprovante de depósito.

Se aprovado, o aluno adimplente receberá um Certificado de Conclusão de Curso, emitido pela UOV - Universidade Online de Viçosa. A UOV é uma certificadora oficial e afiliada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Ensino a Distância. O Certificado da UOV é reconhecido e importante para o mercado de trabalho.

Observação: a maioria dos Cursos CPT (90%) possui Avaliação e Certificado. No entanto, alguns Cursos a distância não os possuem, mas também são importantes para o aperfeiçoamento dos alunos.

O aluno aprovado no Curso CPT recebe um Certificado emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa. A UOV é uma Instituição respeitada, possui mais de doze anos de atuação, oferecendo cursos e certificando alunos. O Certificado é registrado, de forma oficial, e o Setor de Certificação fica responsável por prestar informações a qualquer pessoa, empresa ou instituição sobre a veracidade do documento.

O Certificado tem validade para fins de provas de títulos ou curriculares, como certificado de capacitação profissional, aperfeiçoamento, ou qualificação, respeitando a carga-horária descrita. O certificado NÃO pode ser utilizado para outros fins, como certificado de curso técnico, curso de graduação ou pós-graduação, por exemplo.

O aluno precisa fazer 9 (nove) ou mais cursos, numa mesma área, para ter direito ao Certificado de Especialista. O Certificado de Especialista não possui equivalência com nenhum curso formal (escolar). Tem validade apenas como curso de capacitação, aperfeiçoamento e como curso na modalidade “Qualificação Profissional”, não podendo ser utilizado para outros fins. A modalidade “Qualificação Profissional” está prevista no Capítulo III – Da Educação Profissional, Art. 39, Ítem I do inciso 2º da Lei 9.394 - LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os Artigos 40, 41 e 42, da referida Lei, definem as características desta modalidade, estabelecendo que não necessita de nível de escolaridade anterior e/ou credenciamento do MEC.

O certificado é emitido em nome da pessoa que estudou o Curso e fez a prova. Portanto, se você adquiriu o Curso, em seu nome, para presentear um parente ou amigo, é necessário fazer uma comunicação ao CPT, por escrito, informando esta particularidade. Assim, o Certificado poderá ser emitido em nome de outra pessoa.

O CPT é uma empresa criada em 1985, pelo Professor Nelson Fernandes Maciel, da Universidade Federal de Viçosa. Desde a sua fundação, a empresa se pautou pela ética, bom senso, racionalidade e boa intenção. A empresa cresceu pela fé, uma fé inabalável no seu futuro e em sua missão.

Em 1998, o Professor Nelson, Diretor-Presidente do CPT, recebe homenagens como "Empresário do Ano" pela FEDERAMINAS. Em 2001, a empresa é escolhida entre 2.288 empresas mineiras, pelo SEBRAE e Fundação Gerdau, como a melhor empresa de Prestação de Serviços do estado de Minas Gerais, recebendo o Prêmio “Excelência Empresarial”. Em 2002, o CPT recebe, em Brasília, homenagem como “EMPRESA DESTAQUE NACIONAL”, pelo SEBRAE e MBC - Movimento Brasil Competitivo, pelos resultados de seu trabalho junto à sociedade brasileira. E, assim, muitos prêmios e homenagens se sucederam até a presente data.

Os Cursos CPT são elaborados em parceria com as maiores e melhores Universidades e Centros de Pesquisa, que avalizam os cursos, concedendo-lhes credibilidade. Os mais de 400 professores, especialistas escolhidos a dedo, são os melhores em sua área de atuação.

Esta vantagem competitiva é um dos fatores que coloca o CPT como líder em capacitação profissional a distância, com 900 cursos e mais de 1 milhão e 300 mil alunos certificados. Com toda uma experiência na bagagem, pode-se afirmar, sem dúvida, que o CPT é uma empresa idônea.

Como adquirir os Cursos CPT

Os Cursos CPT podem ser adquiridos diretamente em nosso site, escolhendo-os em nosso catálogo e os adicionando ao carrinho de compras, por meio do botão COMPRAR.

Se preferir, eles podem ser obtidos pelo atendimento online (das 8 às 18h, nos dias úteis), Atendimento on-line clicando aqui.

Ou via whatsApp pelo número (31) 98777-4483 (das 8 às 18h, nos dias úteis).

Ou ainda, via skype (das 8 às 18h, nos dias úteis), adicionando um dos endereços: cpt.vendas ou cpt.suporte.

Caso queira, eles também podem ser solicitados em nosso televendas (das 8:00 às 20:50h, segunda a sexta; e aos sábados, das 08:30 às 12:30h), ligando para (31) 3899-7000.

O aluno que adquirir todos os cursos de uma área obterá um desconto especial de 10% e terá facilidade no pagamento. No entanto, vários cursos entram com preços promocionais em datas especiais, ou mesmo promoções periódicas, em curto período de tempo. Por isso, é importante o aluno visitar constantemente o site para conhecer as novidades e promoções.

Sim, existe facilidade no pagamento, ou seja, parcelamento dos valores, que depende do valor a ser pago e da fidelidade do aluno. O pagamento pode ocorrer de uma única vez, à vista, ou em até em 12 (doze) parcelas no cartão de crédito.

Não. O Curso CPT, constituído de um livro interativo, com filmes, em DVD, que mostram a prática, foi elaborado para ser estudado individualmente, com Avaliação e Certificado emitido em nome do aluno. O CPT possui os Direitos Autorais sobre o Curso (livro e filmes) e liberou sua licença somente para uso privado. Portanto, é proibida a reprodução integral ou parcial dos livros, assim como a locação ou a exibição pública dos filmes que compõem cada curso.

Sim. Desde que os cursos sejam utilizados no âmbito da empresa, sem abertura para público externo.

As formas de contato que utilizamos são:

  • Ligações por telefone;
  • Contato por Whatsapp;
  • Contato por e-mail; e
  • Notificações no navegador (janelinha informativa que aparece ao abrir o navegador - Push Back)

As formas de cancelamento de nossos contatos são:

  • Contato por telefone ou Whatsapp: basta enviar um email para sac@cpt.com.br solicitando cancelamento de contato
  • Contato por e-mail: basta clicar na opção DESCADASTRE-SE, disponível ao final de todo e-mail que enviamos
  • Notificações no navegador: deve-se clicar na RODA DENTADA (configurações) da janelinha de notificação e selecionar a opção "Desejo não receber mais notificações desta empresa"

Vale ressaltar que não fazemos nenhum contato sem que seja a pedido dos nossos visitantes.

Acesse o site da CPT Softwares e clique no botão Acessar no cabeçalho das páginas e, no espaço SOU ALUNO CPT informe seu e-mail em seguida, clique no link ESQUECI MINHA SENHA.

Você receberá um e-mail com instruções para definir uma nova senha.

O CPT disponibiliza diversas formas de contato. Fique a vontade e escolha a que melhor lhe convier:

 - Contato por WhatsAapp: (31) 98777-4483
 - Atendimento Online
 - Atendimento por E-mail: sac@cpt.com.br
 - Ouvidoria: info@cpt.com.br
 - Skype: cpt.vendas ou cpt.sac

Não é o que procura? Clique aqui e envie sua pergunta.

Atendimento Online
Quer Facilidade