
Com 123 anos de tradição, a confeitaria Colombo proporciona aos seus atuais clientes uma viagem ao tempo, mantendo as cadeiras e balcões idênticos aos da sua inauguração, feita pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges e Manuel José Lebrão, em 1894, no centro do Rio de Janeiro.
A grande aposta para se manter viva por muito tempo é, justamente, na tradição. Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, hoje, a confeitaria conta com 3 filiais espalhadas pela cidade, uma na famosa praia de Copacabana, outra no aeroporto internacional do Galeão e outra no Centro Cultural do Brasil.
Com um café produzido artesanalmente, ele se tornou um dos protagonistas da confeitaria. Por mês, são servidas aproximadamente 18 mil doses dessa bebida, sendo vendidas, ainda, 1500 unidades das latas de café para as pessoas que desejam fazê-lo em casa. Com isso, a loja se tornou referência no setor.
O gerente Rafael Zambrotti oferece algumas dicas para quem deseja empreender no ramo da cafeteria:
- Use produto premium
Os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes, por isso é importante sempre oferecer aos clientes o que há de melhor no mercado. O café, carro-chefe da empresa, deixou de ser apenas uma simples bebida para se tornar um programa.
A empresa conta com um blend exclusivo da empresa Três Corações, que colhe o café das melhores safras de várias regiões, que são selecionados e misturados por um mestre cafeeiro, como conta o gerente.
- Preservar a qualidade
O famoso cafezinho expresso é o mais pedido. Porém, o cliente deve esperar um pouco, haja vista que, para preservar a qualidade, o grão é moído na hora. Outra estratégia foi recuperar uma lata dos anos 1920 para comercializar o café. Dado que o oxigênio e o gás carbônico são inimigos do café, essa lata evita o contato do grão com esses gases, garantindo a qualidade do café que é comercializado.
- Acompanhamentos de qualidade
Ainda que o produto principal seja o café, os acompanhamentos têm sua importância. Para acompanhar o famoso café é preciso oferecer produtos à altura. Na confeitaria Colombo a coxinha, por exemplo, tem a sua curva feita à mão. É preciso estar atento às combinações de sabores.
Alguns produtos de confeitaria exigem habilidades para serem preparados, por isso é preciso também pensar em um bom confeiteiro. A professora do Curso a Distância CPT Profissional de Confeitaria, constituído de Livro+DVD, Marina Queiroz, ressalta a importância do profissional confeiteiro no sucesso de empreendimentos da área.
- O café vai além do expresso
Ainda que esse seja o café mais pedido, é importante não se restringir a esse produto. A Colombo aposta em novidades, como a Prensa Francesa, que substitui o papel para coar o café, pois no seu êmbolo possui uma tela fina que separa o pó da água. Além disso, há no cardápio outras opções de drinks com o café. O gerente finaliza dizendo que o café também não precisa ser vendido só na forma líquida, como também pode ser usado para fabricar doces e brigadeiros.
Confira os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da Área Padaria e Confeitaria:
Básico de Confeitaria
Profissional de Confeitaria
Como Fazer Tortas de Vitrine
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.