WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sua padaria está dando lucro ou prejuízo? Entenda!

Você abriu uma padaria há algum tempo e até o momento não sabe se ela tem dado lucro ou prejuízo? Saiba que essa questão é fácil de se resolver, estabelecendo o ponto de equilíbrio

Sua padaria está dando lucro ou prejuízo? Entenda!   Artigos Cursos CPT

 

Você abriu uma padaria há algum tempo e até o momento não sabe se ela tem dado lucro ou prejuízo? Saiba que essa questão é fácil de se resolver, bastando, apenas, estabelecer o “ponto de equilíbrio” da mesma. Mas, afinal, o que vem a ser ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio é uma demonstração do controle dos custos de sua empresa. Enquanto a sua arrecadação (faturamento bruto) for inferior aos custos (direto, indireto e fixo), obviamente a sua padaria estará dando prejuízo, ou seja, o que ela está arrecadando não será suficiente para pagar os seus próprios gastos.

“Na prática, isso significa dizer que a empresa encontra-se no vermelho”, explica Sebastião Cano de Ruiz Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Administrar uma Padaria.

Nesta situação você e seus sócios (se existirem e se trabalharem na empresa), receberão apenas o pró-labore e você terá de usar as reservas para gastos não previstos e para capital de giro para cumprir com os compromissos financeiros da empresa. Porém, quando a arrecadação igualar aos custos, significa dizer que a empresa atingiu seu ponto de equilíbrio, ou seja, ela está sendo capaz de equilibrar as suas contas, arrecadando exatamente o que ela gasta, logo ela encontra-se no azul. Neste momento, você e os sócios (se existirem e se trabalharem para a empresa), continuarão retirando da empresa os seus respectivos pró-labores, mas não será mais necessário lançar mão das reservas, pois a empresa já será capaz de pagar seus compromissos financeiros.

E, quando a arrecadação superar os custos, você terá feito com que a sua empresa tenha chegado ao ponto que todo empresário sonha: fazer a empresa gerar lucros. Neste caso, você poderá utilizar os lucros para incrementar a sua padaria, aumentar o salário e as premiações dos funcionários ou ainda aumentar o seu pró-labore e dos sócios (se existirem e se trabalharem para a empresa).

"Além disso, ao final do ano, todo o restante do lucro poderá ser distribuído entre os sócios, respeitando as percentagens de capital que cada um investiu na empresa (neste caso, o lucro será rateado entre os sócios, independente de eles trabalharem ou não na empresa)", finaliza o especialista.

* Sebastião Cano de Ruiz Barbosa é Consultor em gerenciamento de novos negócios.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Padaria - conheça seus concorrentes e monte estratégias para vencê-los
- Padaria - dificuldades enfrentadas pelo setor de panificação
- Padaria bem administrada e gerenciada garante lucro com a sua exploração

Quer saber mais sobre o Curso? Dê play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Padaria e Confeitaria.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Edmar Carlos da Silva Araújo

24 de mar. de 2020

Eu quero sabe com abri um padaria

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de set. de 2021

Olá, Edmar! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!       

Marcela Teixeira.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?