Sua padaria está dando lucro ou prejuízo? Entenda!

Você abriu uma padaria há algum tempo e até o momento não sabe se ela tem dado lucro ou prejuízo? Saiba que essa questão é fácil de se resolver, estabelecendo o ponto de equilíbrio

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Você abriu uma padaria há algum tempo e até o momento não sabe se ela tem dado lucro ou prejuízo? Saiba que essa questão é fácil de se resolver, bastando, apenas, estabelecer o “ponto de equilíbrio” da mesma. Mas, afinal, o que vem a ser ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio é uma demonstração do controle dos custos de sua empresa. Enquanto a sua arrecadação (faturamento bruto) for inferior aos custos (direto, indireto e fixo), obviamente a sua padaria estará dando prejuízo, ou seja, o que ela está arrecadando não será suficiente para pagar os seus próprios gastos.

“Na prática, isso significa dizer que a empresa encontra-se no vermelho”, explica Sebastião Cano de Ruiz Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Administrar uma Padaria, em Livro+DVD e Curso Online.

Nesta situação você e seus sócios (se existirem e se trabalharem na empresa), receberão apenas o pró-labore e você terá de usar as reservas para gastos não previstos e para capital de giro para cumprir com os compromissos financeiros da empresa. Porém, quando a arrecadação igualar aos custos, significa dizer que a empresa atingiu seu ponto de equilíbrio, ou seja, ela está sendo capaz de equilibrar as suas contas, arrecadando exatamente o que ela gasta, logo ela encontra-se no azul. Neste momento, você e os sócios (se existirem e se trabalharem para a empresa), continuarão retirando da empresa os seus respectivos pró-labores, mas não será mais necessário lançar mão das reservas, pois a empresa já será capaz de pagar seus compromissos financeiros.

E, quando a arrecadação superar os custos, você terá feito com que a sua empresa tenha chegado ao ponto que todo empresário sonha: fazer a empresa gerar lucros. Neste caso, você poderá utilizar os lucros para incrementar a sua padaria, aumentar o salário e as premiações dos funcionários ou ainda aumentar o seu pró-labore e dos sócios (se existirem e se trabalharem para a empresa).

"Além disso, ao final do ano, todo o restante do lucro poderá ser distribuído entre os sócios, respeitando as percentagens de capital que cada um investiu na empresa (neste caso, o lucro será rateado entre os sócios, independente de eles trabalharem ou não na empresa)", finaliza o especialista.

* Sebastião Cano de Ruiz Barbosa é Consultor em gerenciamento de novos negócios.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Padaria - conheça seus concorrentes e monte estratégias para vencê-los
- Padaria - dificuldades enfrentadas pelo setor de panificação
- Padaria bem administrada e gerenciada garante lucro com a sua exploração

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Por Silvana Teixeira.

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