WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Aquaponia: quais são os parâmetros da água circulante?

Um dos maiores desafios dentro da aquaponia é, justamente, garantir uma condição ideal de qualidade da água, para suprir as exigências de todos os elementos envolvidos na aquaponia, ou seja, os peixes, as plantas e as bactérias, porque cada um tem uma exigência muito específica, mas a água circulante é a mesma.

Fabricação de perfumes: como realizar a maceração

Alguns produtos alcoólicos como vinho, aguardente, conhaque, vodka, whisky, e o próprio perfume, desde que bem preparados, melhoram de qualidade com o envelhecimento. O envelhecimento de produtos alcoólicos (maceração) nada mais é que um conjunto de reações que ocorre lentamente durante a estocagem.

Como podar o pé de pimenta-do-reino

Durante o crescimento, a pimenteira-do-reino emite várias brotações que, se deixadas crescer livremente, formarão uma touceira impossível de ser conduzida. Deve ser feita a poda do broto terminal, quando a pimenteira atingir 1 m de altura. “Essa prática tem como objetivo estimular a brotação dos ramos laterais de produção ou frutíferos”, explica Prof. Barachisio Lisboa Casali, do...

O que saber sobre higiene, limpeza e sanificação na indústria de alimentos

A higiene, limpeza e sanificação são termos complementares. "A higiene representa o conjunto de medidas, incluindo a limpeza e a sanificação que, aplicado à produção de alimentos, tem por finalidade assegurar ao consumidor um produto de qualidade",explica a Prof.ª Dr.ª Cristiane Sampaio Fonseca, do Curso CPT Higienização nas Indústrias de Alimentos.

Como evitar a transmissão de ETAs na indústria de alimentos?

Segundo Dr.ª Cristiane Sampaio Fonseca, professora do Curso CPT Higienização nas Indústrias de Alimentos, “Com a aplicação da higiene, limpeza e sanificação, pode-se prevenir a transmissão de ETAs (Enfermidades Transmitidas por Alimentos), através dos alimentos, e também a contaminação por microrganismos não patogênicos, mas que podem deteriorar os alimentos, diminuindo a sua...

4 dicas para a prevenção da contaminação cruzada na indústria de alimentos

Contaminação cruzada é a transferência de uma contaminação de um local para outro que estava livre desse tipo de contaminação. Ela pode ser química, física ou microbiológica, explica a Prof.ª Dr.ª Cristiane Sampaio Fonseca, do Curso CPT Higienização nas Indústrias de Alimentos. Para se prevenir e evitar a contaminação cruzada na indústria de alimentos:

Fase de recria dos principais peixes do Brasil

A recria consiste nas criações de peixes que adquirem os alevinos de pisciculturas especializadas e registradas, para criá-los até se transformarem em peixes juvenis, explica Prof. Dr. Giovanni Resende de Oliveira, do Curso CPT Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura.

Água utilizada nas indústrias de alimentos deve receber tratamento de desinfecção prévio

É imprescindível que a água usada na indústria de alimentos receba tratamento correto para ser mantida dentro de padrões microbiológicos adequados. “Assim, a água industrial deve receber um tratamento de desinfecção para eliminar microrganismos indesejáveis”, explica Prof.ª Dr.ª Cristiane Sampaio Fonseca, do Curso CPT Higienização nas Indústrias de Alimentos.

Etapas do procedimento de higienização em indústrias de alimentos

Segundo a Prof.ª Dr.ª Cristiane Sampaio Fonseca, do Curso CPT Higienização nas Indústrias de Alimentos, “Todo programa de higienização, para ser proveitoso e eficiente, deve ser planejado pensando na frequência da limpeza, no grau de limpeza desejado, nos produtos químicos e na quantidade desses a ser usada, e, por fim, no pessoal encarregado pela higienização.”

Nutrição de peixes ornamentais: como proceder

Alimentar os peixes significa prover condições para que eles tenham acesso a todos os nutrientes necessários ao seu crescimento, engorda e reprodução. Para isso, deve-se fornecer alimentos que possam ser capturados pelos peixes e, posteriormente, ser digeridos até gerarem moléculas que possam ser absorvidas pela parede intestinal.

Fique por dentro das novidades!