Adquira 2 ou mais Cursos CPT e ganhe Frete Grátis.

Vitamina B2 - importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

A vitamina B2, Riboflavina, é encontrada em vegetais folhosos, ovos, carne, semente de girassol, ervilha, e em maior quantidade, na soja, no leite e em frutos do mar

 

A vitamina B2, também conhecida como Riboflavina, é encontrada em vegetais folhosos (couve, brócolis, espinafre, repolho, agrião, entre outros), ovos, carne, semente de girassol, ervilha, e em maior quantidade, na soja, no leite e em frutos do mar. Todas as células de plantas e animais contêm a Riboflavina, mas há muito poucas fontes ricas. As fontes mais elevadas são a levedura e o fígado. No dia a dia, encontramos facilmente a vitamina B2 no leite e os seus derivados, na carne, nos ovos e nos vegetais de folhas verdes. Ela age sobre o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas. É importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos. A deficiência da Riboflavina no organismo causa lesões na mucosa da boca, rachaduras nos cantos dos lábios (queilose), gengivite com epistaxe, língua de coloração roxa, ardência dos olhos, pele seca, depressão, catarata, letargia e histeria.

Observe o infográfico sobre algumas fontes de vitamina B2:

Vitamina B2 - importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso



Fígado – O fígado bovino, quando comparado às carnes nobres, tem baixo custo e é excelentes fontes de proteínas, vitaminas e minerais, o que as tornam uma boa opção para enriquecer a alimentação. É rico em ferro, cálcio e vitamina. Auxilia no combate à anemia, doença que causa prejuízos principalmente ao desenvolvimento infantil, como fraqueza, sonolência e diminuição no rendimento escolar. 100 g de fígado de boi cru possui 0,9 mg de vitamina B2.

Ovo de galinha –
Para o organismo humano, a ingestão da vitamina B2, também encontrada nos ovos de galinha, favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas e é importante para a saúde dos olhos, para a boa manutenção da pele, para a saúde da boca e dos cabelos. 100 g de ovo de galinha (inteiro) cru fornecem ao organismo 0,6 mg de Riboflavina ao organismo.

Leite – O leite é considerado como a melhor fonte de vitamina B2, porém ele pode perder metade ou mais de seu teor de riboflavina quando exposto à luz por mais de quatro horas. 100 g de leite de vaca possuem aproximadamente 0,183 mg de Riboflavina.

Carnes vermelhas – Atualmente, a carne bovina, se comparada com a forma de criação à pasto de antigamente, é bem mais magra, devido ao sistema de confinamento no qual os animais recebem uma alimentação balanceada. Traz uma quantidade alta de proteínas, tem muito valor biológico, tem todos os aminoácidos necessários ao bom funcionamento do organismo e é mais rapidamente absorvida durante a digestão. 100 g de Acém moído cru fornecem ao organismo 0,2 mg de vitamina B2, assim como a Paleta e o contra-filé.

Carnes brancas –
As carnes de aves, ricas em vitamina B2 e proteínas, são pobres em ferro e praticamente possuem a mesma quantidade de colesterol que a carne de boi. É importante que se tire a pele ao prepará-las para o consumo, assim como dar preferência ao cozimento ou grelhamento das mesmas. 100 g de frango possuem 0,20 mg de vitamina B2 ou Riboflavina.

Queijo – Segundo a Organização Mundial de Saúde, é aconselhável ingerir um litro de leite por dia, o que equivale a 1000 mg de cálcio. Caso prefira, o leite pode ser substituído por 100 g de provolone, que têm até mais de 1000 mg de cálcio ou, ainda, consumir 100 g de queijo Minas mais 40 g de queijo prato. A ingestão de 100 g de queijo Minas meia cura fornecem ao organismo 0,3 mg de Vitamina B2. O queijo Minas frescal oferece a mesma quantidade de Riboflavina.

Outras informações sobre a vitamina B2 no diagrama abaixo:

Vitamina B2 - importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

Conheça um pouco mais sobre as vitaminas, acessando as matérias abaixo:

VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

- Vitamina A

- Vitamina D

- Vitamina E

- Vitamina K


VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS

- Vitamina B1

- Vitamina B3

- Vitamina B5

- Vitamina B6

- Vitamina B8

- Vitamina B9

- Vitamina B12

- Vitamina C


Fontes: Becel; Atmosfera Feminina; Portal Vital; Blog Brasil; Revista Viva Saúde; Comunidade Bem Simples; Brotas on line; Wikipédia; Saúde IG; Infoescola; Brasil Escola; Zero Hora; Mulher Abril; Fileira do Pescado; Vila Mulher; Corpo a Corpo; Doce Limão; Mundo Verde; Minha Vida.

Por Silvana Teixeira

 

Cursos Relacionados

Curso Básico de Cozinha Curso Básico de Cozinha

Com Prof. Eiji Tomimatsu

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Profissional de Cozinha Curso Profissional de Cozinha

Com Prof. Eiji Tomimatsu

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Cozinha para Iniciantes Curso Cozinha para Iniciantes

Com Prof.ª Denise Andrade

R$ 318,00 à vista ou em até 10x de R$ 31,80 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Saúde

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade