WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vitamina B1: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

A Tiamina (vitamina B1) é um nutriente encontrado tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal. Sua manutenção é feita por meio da ingestão regular de alimentos


A Tiamina (vitamina B1) é um nutriente encontrado tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal. Sua manutenção é feita por meio da ingestão regular de alimentos, como  legumes verdes,  frutas, peixes, fígado, carne vermelha (principalmente a carne de porco), salsichas, legumes secos e os cereais integrais.

É importante ressaltar que uma quantidade considerável de vitamina B1 perde-se durante a cozedura em água dos alimentos, pois é muito solúvel. Em contrapartida, o simples aquecimento dos alimentos não parece afetar o teor em vitaminas. Seu consumo regular desempenha papéis essenciais no metabolismo de carboidratos. Sua deficiência no organismo causa fadiga, instabilidade emocional, depressão, anorexia e retardo do crescimento.

O consumo deficiente da Tiamina compromete o metabolismo dos açúcares, pode afetar o funcionamento normal do cérebro e trazer problemas cardiovasculares. A perda de apetite, palpitações, taquicardia, cãibras musculares, desaparecimento de reflexos, depressão, irritabilidade, também são características da deficiência da Tiamina (Vitamina B1) no organismo.

Observe o infográfico sobre algumas fontes de vitamina B1:


Vitamina B1 - importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
 . Ovo

A gema do ovo é uma grande aliada no equilíbrio da glândula tireoide, o que permite o bom funcionamento do organismo. Também é rica em vitamina D, que participa ativamente de várias atividades metabólicas. 100 g de ovo branco de galinha contêm 0,02 mg de vitamina B1.
. Leite

Além ser fonte de cálcio, responsável em manter os ossos fortes, o leite é composto por 8 tipos de vitaminas e minerais essenciais. Suas proteínas atuam no crescimento corporal e no desenvolvimento do cérebro. 1 litro de leite possui, aproximadamente, 750 miligramas de vitamina B1 em sua composição.
. Legumes

O consumo habitual de verduras e legumes é muito importante para a manutenção da saúde do indivíduo já que eles são ricas fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. As folhas das verduras limpam e oxigenam o sangue. São ricas em ácido fólico, que evita a anemia, além de possuírem cálcio, fósforo e ferro. 184 g de quiabo fornecem 0,182 mg de Tiamina (vitamina B1) ao organismo e 100 g de couve-flor, cru, fornecem 0,13 mg.
. Fígado

A ingestão equilibrada de fígado bovino ajuda o organismo a metabolizar alimentos, manter a pele saudável, atua ativamente na produção de células vermelhas do sangue e protege o sistema nervoso. Também fornece ferro e zinco ao organismo e ajuda a estimular a resistência às infecções. Em 100 g de fígado de boi frito são fornecidos 0,26 mg de vitamina B1 ao organismo.
. Cereais

Os cereais integrais beneficiam a saúde, pois combatem da prisão de ventre e diminuem a incidência de doenças como diabetes (por regular os níveis de insulina) e câncer. Os cereais contribuem para o controle de peso, controlam o colesterol, beneficiam o sistema circulatório; mantêm a saúde do coração, dos ossos, do sistema nervoso e imunológico e do corpo em geral. 100 g de pão integral ingerido fornecem ao organismo aproximadamente 0,30 mg de vitamina B1.
. Carne vermelha

Por ser rica em proteínas, fosfato e aminoácidos, a carne vermelha ajuda a aumentar a força e a manter a boa performance muscular. A carne vermelha também ajuda no transporte de oxigênio para as células musculares, atua como antidepressivo, ajuda a perder peso, já que promove a queima de gordura e ainda aumenta as defesas do corpo contra o câncer. Além de tudo isso, a carne vermelha também é rica rica em ferro e zinco. 100 g de pernil assado supre o organismo em cerca de 0,96 mg de vitamina B1.

Outras informações sobre a vitamina B1 no diagrama abaixo:


Vitamina B1 - importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

Conheça um pouco mais sobre as vitaminas, acessando as matérias abaixo:


VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

- Vitamina A: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina D: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina E: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina K: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS

- Vitamina B2: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina B3: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B5: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B6: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina B8: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
 Vitamina B9: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina B12: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina C: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

Fontes: Becel; Atmosfera Feminina; Portal Vital; Blog Brasil; Revista Viva Saúde; Comunidade Bem Simples; Brotas on line; Wikipédia; Saúde IG; Infoescola; Brasil Escola; Zero Hora; Mulher Abril; Fileira do Pescado; Vila Mulher; Corpo a Corpo; Doce Limão; Mundo Verde; Minha Vida.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

José Duarte de Araujo

21 de mai de 2019

Esse tipo de conhecimento auxilia as pessoas a tomarem todos os cuidados que a sua saúde merece. Infelizmente em nosso país no período educacional as informações recebidas não produzem conhecimento duradouro para os brasileiros. O resultados são filas enormes na frente de pronto socorros, clinicas e todos os tipos de tratamentos de saúde, sendo que nossa saúde depende de como nos cuidamos.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de mai de 2019

Olá José Duarte de Araújo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Sempre buscar contribuir com o conhecimento dos nossos leitores, publicando matérias com informações simples e bem direcionadas, justamente para facilitar que o leitor entenda o que está sendo passado.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!