Vitamina B1 - importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

A Tiamina (vitamina B1) é um nutriente encontrado tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal. Sua manutenção é feita por meio da ingestão regular de alimentos


A Tiamina (vitamina B1) é um nutriente encontrado tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal. Sua manutenção é feita por meio da ingestão regular de alimentos, como  legumes verdes,  frutas, peixes, fígado, carne vermelha (principalmente a carne de porco), salsichas, legumes secos e os cereais integrais. É importante ressaltar que uma quantidade considerável de vitamina B1 perde-se durante a cozedura em água dos alimentos, pois é muito solúvel. Em contrapartida, o simples aquecimento dos alimentos não parece afetar o teor em vitaminas. Seu consumo regular desempenha papéis essenciais no metabolismo de carboidratos. Sua deficiência no organismo causa fadiga, instabilidade emocional, depressão, anorexia e retardo do crescimento. O consumo deficiente da Tiamina compromete o metabolismo dos açúcares, pode afetar o funcionamento normal do cérebro e trazer problemas cardiovasculares. A perda de apetite, palpitações, taquicardia, cãibras musculares, desaparecimento de reflexos, depressão, irritabilidade, também são características da deficiência da Tiamina (Vitamina B1) no organismo.

Observe o infográfico sobre algumas fontes de vitamina B1:

Vitamina B1 - importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso



Ovo –
a gema do ovo é uma grande aliada no equilíbrio da glândula tireoide, o que permite o bom funcionamento do organismo. Também é rica em vitamina D, que participa ativamente de várias atividades metabólicas. 100 g de ovo branco de galinha contêm 0,02 mg de vitamina B1.

Leite – Além ser fonte de cálcio, responsável em manter os ossos fortes, o leite é composto por 8 tipos de vitaminas e minerais essenciais. Suas proteínas atuam no crescimento corporal e no desenvolvimento do cérebro. 1 litro de leite possui, aproximadamente, 750 miligramas de vitamina B1 em sua composição.

Legumes – O consumo habitual de verduras e legumes é muito importante para a manutenção da saúde do indivíduo já que eles são ricas fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. As folhas das verduras limpam e oxigenam o sangue. São ricas em ácido fólico, que evita a anemia, além de possuírem cálcio, fósforo e ferro. 184 g de quiabo fornecem 0,182 mg de Tiamina (vitamina B1) ao organismo e 100 g de couve-flor, cru, fornecem 0,13 mg.

Fígado – A ingestão equilibrada de fígado bovino ajuda o organismo a metabolizar alimentos, manter a pele saudável, atua ativamente na produção de células vermelhas do sangue e protege o sistema nervoso. Também fornece ferro e zinco ao organismo e ajuda a estimular a resistência às infecções. Em 100 g de fígado de boi frito são fornecidos 0,26 mg de vitamina B1 ao organismo.

Cereais – Os cereais integrais beneficiam a saúde, pois combatem da prisão de ventre e diminuem a incidência de doenças como diabetes (por regular os níveis de insulina) e câncer. Os cereais contribuem para o controle de peso, controlam o colesterol, beneficiam o sistema circulatório; mantêm a saúde do coração, dos ossos, do sistema nervoso e imunológico e do corpo em geral. 100 g de pão integral ingerido fornecem ao organismo aproximadamente 0,30 mg de vitamina B1.

Carne vermelha – Por ser rica em proteínas, fosfato e aminoácidos, a carne vermelha ajuda a aumentar a força e a manter a boa performance muscular. A carne vermelha também ajuda no transporte de oxigênio para as células musculares, atua como antidepressivo, ajuda a perder peso, já que promove a queima de gordura e ainda aumenta as defesas do corpo contra o câncer. Além de tudo isso, a carne vermelha também é rica rica em ferro e zinco. 100 g de pernil assado supre o organismo em cerca de 0,96 mg de vitamina B1.

Outras informações sobre a vitamina B1 no diagrama abaixo:

Vitamina B1 - importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

Conheça um pouco mais sobre as vitaminas, acessando as matérias abaixo:

VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

- Vitamina A

- Vitamina D

- Vitamina E

- Vitamina K


VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS

- Vitamina B2

- Vitamina B3

- Vitamina B5

- Vitamina B6

- Vitamina B8

- Vitamina B9

- Vitamina B12

- Vitamina C


Fontes: Becel; Atmosfera Feminina; Portal Vital; Blog Brasil; Revista Viva Saúde; Comunidade Bem Simples; Brotas on line; Wikipédia; Saúde IG; Infoescola; Brasil Escola; Zero Hora; Mulher Abril; Fileira do Pescado; Vila Mulher; Corpo a Corpo; Doce Limão; Mundo Verde; Minha Vida.

Por Silvana Teixeira

 

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