- Anterior
- Próxima





Alimentar-se bem não é comer em demasia e sim, consumir o necessário para o bom funcionamento e a manutenção do nosso organismo. Neste sentido, enganam-se aqueles que fazem uso contínuo de alimentos ricos em gorduras, sal, condimentos industrializados e comem em grande quantidade durante as suas refeições, por exemplo. Isto não é estar em dia com a saúde e sim, miná-la um pouco todos os dias.
O melhor a se fazer, para manter o organismo saudável, é procurar consumir boa variedade de alimentos. Não faça economias quando se tratar de saúde. Adquira alimentos frescos, ricos em vitaminas, proteínas e carboidratos. Em um país tão grande quanto o nosso, não é difícil encontrá-los no comércio. Escolhendo-os bem e combinando-os corretamente em suas alimentações, com certeza a sua saúde agradecerá.
Abaixo estão dispostos alguns dos alimentos que não podem faltar em uma dieta saudável. Confira, procure a ajuda de um profissional da área que possa auxiliá-lo corretamente quanto a quantidade a ser consumida, adapte-os ao seu dia a dia e desfrute dos seus benefícios.
1. Frutas vermelhas
As frutas vermelhas possuem baixo teor de proteína e lipídeos, bons níveis de carboidratos, altos teores de cálcio e fósforo, são ricas em flavonoides, e vitaminas (principalmente a C). Entre seus benefícios estão o fortalecimento dos ossos, prevenção ao câncer e possuem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas.
Entre as frutas vermelhas, as mais comuns e que podem ser facilmente encontradas nas feiras e supermercados são: amoras, framboesas, melancia, mirtilos e morangos. Dê preferência ao seu consumo in natura.
2. Vegetais de folha escura
Os vegetais de folhas escuras, como o brócolis, a couve, o espinafre e outras hortaliças também de folhas escuras, são ricos em zeaxantina e luteína. Essa duas propriedades possuem pigamentos que se acumulam nos olhos, destruindo os radicais livres, retardando a degeneração macular e protegendo a visão. Suas vantagens ainda não param por aí. Vegetais e hortaliças de folhas escuras possuem substâncias oxidantes e magnésio, que ajudam a baixar os níveis de glicose no sangue, reduzindo os riscos de desenvolver o diabetes tipo 2. Também ajudam na redução de doenças do coração, infartos e certos tipos de câncer.
3. Leite fermentado ou iogurte com lactobacilos
Tanto o leite fermentado como o iogurte possuem características de controlar as bactérias do intestino, fortalecer o sistema imunológico, equilibrar a flora intestinal e ajudam o organismo a aumentar a absorção dos minerais e produção de vitaminas.
4. Soja
Entre os benefícios promovidos pelo uso contínuo da soja, ao organismo, citam-se a redução do risco de doenças cardiovasculares, ajuda na redução do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom, atua na prevenção ao diabetes, assim como na prevenção à aterosclerose e osteoporose, além de auxiliar no tratamento de algumas doenças crônicas. A soja é um alimento rico em proteínas, contém fibras, vitaminas, ácido fólico, minerais como ferro, cálcio, fósforo e potássio.
5. Alho
O alho, usado frequentemente como tempero para diversos pratos da culinária em todo o mundo, previne irregularidades cardiovasculares, reduz a pressão arterial e o mau colesterol, reduz a incidência de tumores e atua na prevenção de trombos.
6. Azeite de oliva extravirgem
Assim como a soja, o azeite de oliva extravirgem auxilia no controle dos níveis saudáveis de colesterol, diminuindo o colesterol ruim e aumento o colesterol bom. Também atua contra a ação dos radicais livres, protege a pela contra a ação do sol, facilita a digestão, tem efeito laxante e combate dores e inflamações. Possui em sua composição ácidos graxos monoinsaturados, polifenois e vitamina E.
7. Castanha-do-pará
A castanha-do-pará, rica fonte de vitamina E e selênio, auxilia no retardamento da velhice das células, já que age diretamente sobre a produção dos radicais livres. Também ajuda na prevenção de doenças do coração e no bom funcionamento da tireoide.
8. Aveia
A aveia é um cereal rico em fibras solúveis, cálcio, ferro, vitaminas, carboidratos e proteínas. Ela auxilia efetivamente na redução da absorção de colesterol. Suas fibras, por serem solúveis, retardam o esvaziamento gástrico e propiciam maior saciedade. Além disto, quando em contato com a água, formam géis em torno do bolo fecal, conferindo-lhes maior viscosidade. Como resultado, a eliminação de fezes se torna mais fácil, além de dificultar a absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, pelo organismo.
9. Peixes de água profunda
Estudiosos afirmam que o peixe possui tantas proteínas quanto a carne bovina. Além de ser facilmente digerida pelo nosso organismo, ainda possui, em sua composição, grande quantidade de minerais, como o cálcio, o iodo, o sódio, o potássio, o ferro e o fósforo, e vitaminas (principalmente as do complexo B). Outro componente que não pode deixar de ser citado é o ômega-3, encontrado na sardinha, atum e bacalhau. Entre os seus benefícios ao organismo destacam-se a ajuda no controle da pressão, a redução do risco de doenças cardíacas, atua no controle da arteriosclerose, no controle do nível de colesterol e triglicérides.
10. Linhaça
As sementes da linhaça são ricas em ácidos graxos, ômega-3 e ômega 6, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio, vitaminas (A, E, B1, B6, B12), lignana e fibras. Têm papel importante no controle do triglicérides e do risco de irregularidades cardiovasculares. Quando consumidas durante a gravidez, elas atuam no desenvolvimento do cérebro e da visão do feto. Suas fibras auxiliam, e muito, no trabalho do trânsito intestinal, ajudam a normalizar os índices de colesterol e glicose sanguínea, removem o excesso de sódio dos rins, diminuem a retenção de líquidos, atuam no sistema imunológico e previnem o câncer de cólon e mama.
11. Água
A água é essencial ao equilíbrio do organismo, pois atua de maneira completa em todas as áreas do corpo. Ela é fundamental para o transporte dos nutrientes pelo organismo, promovendo a manutenção da saúde. Entre os seus inúmeros benefícios, considerando-se o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia, citam-se: a água hidrata e desintoxica o corpo, proporciona maior disposição, evita o ressecamento da pele, combate infecções, fortifica os fios capilares, regula as atividades do intestino, fortalece as defesas do organismo, evita inchaços, câimbras, hipertensão e formação dos cálculos renais. E tem mais, quando ingerido algumas horas antes das principais refeições, ela auxilia no emagrecimento já que cria a sensação de saciedade, controlando o apetite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.