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Vitamina B8: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

Entre os benefícios da vitamina B8 ao organismo citam-se o fortalecimento das unhas, combate à queda de cabelo, renovação da pele e redução do colesterol devido aos seus valores nutricionais


A vitamina B8 é essencial ao organismo uma vez que atua no processamento de proteínas, carboidratos e gorduras. Pode ser encontrada em diversos alimentos, como no fígado, no ovo, frutas, leite, laranja, melão, abacaxi, banana, morango, melancia, abacate entre outros.

Um organismo carente da vitamina B8 apresenta inflamações, furúnculos e sensibilidade na pele, além de perda de apetite, dores nos músculos, enjoos, problemas mentais, níveis elevados de colesterol no sangue e anemia.

Devido ao fato de o organismo não conseguir armazená-la, é necessário a reposição diária, e quando em excesso é expelida na urina. Entre os benefícios da vitamina B8 ao organismo citam-se o fortalecimento das unhas, combate à queda de cabelo, renovação da pele e redução do colesterol.

Observe o infográfico sobre algumas fontes de vitamina B8:


Principais alimentos ricos em vitamina B8    Artigos CPT


. Carne vermelha

A carne vermelha, desde que sem gordura, pode fazer parte de uma dieta saudável. Um bife de 100 g é capaz de suprir o organismo com 32 g de proteína, 10 mg de ferro e 3,4 mcg de vitamina B8. Quando acompanhada por arroz e feijão, forma um prato rico em carboidratos, aminoácidos essenciais, gorduras, ferro e outros minerais e outras vitaminas.
. Ovo

A grande concentração de proteínas encontrada no ovo é considerada mais alta do que as do leite ou do peixe. Consumir ovo é essencial para nossa alimentação. Ele é fonte de cálcio, ferro, zinco e manganês, além de possuir poucas colorias. Quanto à vitamina, em 100 g de gema de ovo encontramos aproximadamente 0,025 mg de vitamina B8.
. Cereais

Os cereais são parte essencial de uma alimentação saudável e quando integrais são melhores fontes de fibra, selênio, potássio e magnésio. Comer uma variedade de cereais integrais  assegura a ingestão de nutrientes essenciais ao organismo. O cuidado deve ser tomado quando esses cereais estão envoltos a gorduras. Nos pastéis, por exemplo, passam a representar sinônimo de ganho de peso.

Outras informações sobre a vitamina B8 no diagrama abaixo:


Vitamina B8: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

Conheça um pouco mais sobre as vitaminas, acessando as matérias abaixo:


. VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

- Vitamina A: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
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Vitamina D: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
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Vitamina E: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
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Vitamina K: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

. VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS

- Vitamina B1: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B2: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
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Vitamina B3: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B5: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B6: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
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 Vitamina B9: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
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Vitamina B12: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
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Vitamina C: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

Fontes: Becel; Atmosfera Feminina; Portal Vital; Blog Brasil; Revista Viva Saúde; Comunidade Bem Simples; Brotas on line; Wikipédia; Saúde IG; Infoescola; Brasil Escola; Zero Hora; Mulher Abril; Fileira do Pescado; Vila Mulher; Corpo a Corpo; Doce Limão; Mundo Verde; Minha Vida.

Por Silvana Teixeira. 

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