Saúde - bons hábitos para uma alimentação e uma vida saudável

 

 

Nunca é tarde para iniciar uma vida saudável. Porém, é sempre muito difícil mudar, deixar de lado os velhos hábitos para começar outros mais saudáveis. Difíceis sim, impossíveis não! Uma boa dica para quem está sentindo a necessidade de promover essa mudança, em nome de uma melhor qualidade de vida, é não ter pressa. Adotar o sistema de “uma coisa de cada vez” é sempre muito melhor do que uma mudança radical. Mudanças drásticas de comportamento tendem a fracassar, por isso não seja radical e tente seguir algumas dicas que poderão auxiliá-lo a atingir suas metas.


1. Quebre o jejum, após uma boa noite de sono, com um belíssimo copo de suco e os desintoxicantes são uma alternativa mais que viável para essa tarefa. Lembre-se que o nosso organismo é cheio de toxinas e livrá-lo das impurezas logo pela manhã é um bom começo para uma vida saudável.


2. Sempre que disponível, priorize as saladas, como prato inicial. Faça uma belíssima composição, abusando da quantidade, da variedade e das cores.  Para que fiquem mais saborosas, tempere-as com azeite, ervas frescas, limão e apenas uma pitada de sal. Finalizada essa etapa, aí sim, você poderá ir aos demais alimentos oferecidos.


3. Havendo a possibilidade, consuma diariamente alimentos variados, pois havendo um equilíbrio entre eles você irá suprir o seu organismo no que diz respeito a todos os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento.


4. Não abra mão das fibras. Elas são muito importantes ao organismo e podem ser facilmente encontradas nas frutas, raízes, sementes, legumes, folhas e cereais integrais crus e frescos. Sementes cruas, em pequenas quantidades, como as de girassol, linhaça e castanha do Pará são poderosas fontes de nutrição, indispensáveis para o organismo.


5. Quanto às carnes, prefira as de aves, sem a pele, ou peixes. Diminua, ao máximo, o consumo das carnes vermelhas e, caso não seja possível, opte sempre pelos cortes magros. E, em se tratando dos laticínios, quanto menor a taxa de gordura melhor. Portanto, dê preferência aos desnatados e “lights”.


6. Enquanto estiver ceando, não tenha pressa. Mastigue bem os alimentos até que eles se quebrem em pequenas partículas, tornando-se mais facilmente digeridas e absorvidas pelo organismo. Além disto, quanto mais se mastiga, maior é a sensação de saciedade e menos fome se tem.


7. No momento das refeições, evite a ingestão de líquidos para não provocar atrasos na digestão dos alimentos. Além disto, juntamente com o alimento ingerido, elas causam grande volume estomacal, causando transtornos e indisposições.


8. Não deixe que os olhos agucem sua vontade. Ao terminar as refeições, levante-se e dê continuidade a outras atividades. Quanto mais tempo ficar sentado à mesa, maiores serão as tentações de comer mais um pouquinho.


9. Procure seguir um horário fixo para fazer as refeições e nunca, nunca, fique longos períodos de tempo sem comer. O certo é ingerir algum tipo de alimento, pelo menos, a cada 3 horas. Entre as principais refeições, opte pelas frutas.


10. Ao realizar as compras, vá acompanhado de uma lista prévia. Dessa forma, você evita a perda de tempo e também o gasto com alimentos supérfluos, caros e pobres em nutrientes. Outra dica interessante é que você faça uma refeição antes de sair de casa. Ir às compras com fome fará com que você compre convulsivamente, além de encher o carrinho com as famosas “comidas rápidas industrializadas”, como sopas prontas, carnes enlatadas, embutidos e frios, que contêm muito sal, além de conservantes e aditivos químicos, que nada fazem bem ao organismo.


11. No momento da grande escolha sobre o quê comer, dê preferência de consumo ao que for natural. Sucos, leite, frutas frescas ou secas, legumes e verduras sempre farão bem à saúde, ao contrário dos refrigerantes, açúcares, balas, bombons, sobremesas muito doces e fast foods, por exemplo.


12. Beba de 6 a 8 copos de líquidos por dia. Seu organismo necessita ser hidratado para manter as funções do organismo saudáveis. A não ingestão de líquidos só traz prejuízos à sua saúde.


13. Faça atividades físicas regularmente. Elas lhe propiciam enorme bem-estar, diminuem o estresse, diminuem a ansiedade, melhoram a postura e ajudam na perda de peso.

Por Silvana Teixeira

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