WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vitamina E: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

A vitamina E tem fundamental importância para a nossa saúde e pode ser encontrada em diversos alimentos, como gérmen de trigo, carnes, ovos, algodão, óleos diversos, entre outros


A vitamina E, encontrada no gérmen de trigo, carnes, ovos, algodão, óleos (algodão, milho, soja, azeite de dendê), amêndoas, nozes, manteiga, castanha-do-pará, nozes, pistache, gema de ovo, amendoim, semente de girassol, gergilim, vegetais folhosos (espinafre, couve e agrião), linhaça, soja, banana,  e legumes (alface), tem fundamental importância para a nossa saúde, já que ela protege o nosso organismo contra as substâncias tóxicas ingeridas, inflamações nas articulações, arteriosclerose e melhora a circulação sanguínea.


A vitamina E ainda previne o nosso corpo contra as doenças cardiovasculares e atua na formação dos gametas sexuais.

Observe o infográfico sobre as maiores fontes de vitamina E:


Vitamina E - importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso


Amêndoas

A vitamina E encontrada nas amêndoas funciona como antioxidante e protege a integridade de diversos componentes celulares. Além disso, as amêndoas ajudam na prevenção de  problemas cardiovasculares. Quando associada a uma dieta saudável, a ingestão de amêndoas ajuda a controlar as taxas das LDL-colesterol, o conhecido 'mau colesterol'. Também desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contração muscular. 100 g de amêndoas secas fornecem 24 mg de vitamina E ao organismo.

Amendoim

Considerada como um dos alimentos mais completos em nutrientes, a semente do Amendoim é muito importante para o organismo, já que é rico em proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e sais minerais. Vitamina E, presente em sua composição nutricional, atua na produção dos hormônios sexuais, responsáveis pelos caracteres sexuais dos indivíduos. 100 g de amendoins ingeridos fornecem 7,78 mg de vitamina E ao nosso organismo.

Avelã

A avelã é muito utilizada como elemento fundamental para um melhor desempenho da memória, contra a pressão alta e contra anemias. Ela é muito importante para o bom funcionamento dos músculos do coração, músculos em geral e também é útil no funcionamento normal do sistema de reprodução. A vitamina E, encontrada nas avelãs, também são utilizadas para neutralizar as células nocivas (cancerígenas). O consumo de 100 g de avelãs secas fornecem 23 mg de vitamina E ao organismo.

Azeite de Oliva

O azeite de oliva é um poderoso antioxidante e funciona como protetor do tônico da epiderme. Nesse sentido, o azeite de oliva ajuda a retardar o envelhecimento da pele, funciona como antirrugas, hidratante, e melhora a elasticidade da pele. Também melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas, previne a arteriosclerose, acelera o metabolismo, estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização. Ao ingerir 100 g de azeite de oliva, fornecemos 11,42 mg de vitamina E ao nosso organismo.

Castanha-do-pará

A castanha-do-pará tem papel importante na manutenção da saúde das pessoas uma vez que essa oleaginosa ajuda a prevenir doenças como o câncer, a esclerose múltipla e o mal de Alzheimer. Ajuda no equilíbrio da tireoide e age como antioxidante, protegendo o organismo contra os danos provocados pelos radicais livres. A castanha-do-pará é indispensável à alimentação dos desnutridos e anêmicos, assim como daqueles que possuem problemas mentais e tuberculose. É um alimento que não deve faltar na alimentação das crianças, gestantes e lactantes. 100 g de castanha-do-pará fornecem 7,6 mg de vitamina E ao organismo.

Milho

O milho está presente em muitos pratos da culinária brasileira. É reconhecido como grande fornecedor de energia, já que contém boa quantidade de carboidratos, vitaminas, fósforo e sais minerais. A vitamina E, presente em sua composição nutricional, apresenta propriedades antioxidantes e por isso é utilizada na conservação de alimentos. Outros importantes benefícios do milho ao organismo são agir no combate à degeneração muscular, atuar no crescimento e proteger o sistema reprodutor, aumentando a potência sexual. Grãos de milho enlatados, equivalentes à 100 g, fornece ao organismo aproximadamente 0,04 mg de vitamina E.

Óleo de milho

O óleo de milho é um alimento rico em gordura, portanto pede-se certa moderação quanto ao seu uso. Quando corretamente ministrado e ingerido, o óleo de milho ajuda a melhorar os níveis do colesterol, protege as artérias e melhora o sistema imunológico do organismo. 100 g de óleo de milho fornecem ao organismo 13,5 mg de vitamina E.

Pistaches

Cientistas afirmam que o pistache é uma oleaginosa parceira da flora intestinal, já que possui características pré-bióticas. Além disso, quando consumido com moderação, o pistache beneficia, em muito, o organismo. Entre seus efeitos positivos ao organismo, citam-se a ajuda no combate à hipertensão arterial, redução do colesterol, inativação dos radicais livres que danificam as células, prevenindo o envelhecimento precoce e podem evitar a degeneração macular relacionada à idade, acarretando em perda de visão. O consumo de 100 g de pistache seco equivale ao fornecimento 5,21 mg de vitamina E.

Outras informações sobre a vitamina E no diagrama abaixo:


Vitamina E - importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso


Conheça um pouco mais sobre as vitaminas, acessando as matérias abaixo:


VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

- Vitamina A: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina D: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina K: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso

VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS

- Vitamina B1: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B2: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina B3: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B5: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
- Vitamina B6: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina B8: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
 Vitamina B9: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina B12: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso
-
Vitamina C: importância, fontes de alimentos, valores nutricionais, carência e excesso


Fontes:
Becel; Atmosfera Feminina; Portal Vital; Blog Brasil; Revista Viva Saúde; Comunidade Bem Simples; Brotas on line; Wikipédia; Saúde IG; Infoescola; Brasil Escola; Zero Hora; Mulher Abril; Fileira do Pescado; Vila Mulher; Corpo a Corpo; Doce Limão; Mundo Verde; Minha Vida.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?