WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aprenda a fazer, porque tudo fica mais gostoso com pão-de-ló

Mesmo sendo tão consumido, a massa dessa delícia não é tão simples, e algumas dicas são importantes para se evitar erros na textura e aparência do bolo

 

O aro deverá ser preenchido com a massa até, no máximo, dois terços da sua altura, para que essa não derrame enquanto estiver assando.

 

O pão-de-ló é uma massa básica que é muito utilizada na elaboração da maioria dos bolos confeitados e recheados. Quando feito apenas à base de farinha de trigo, ele é chamado de pão-de-ló básico. Mas, quando parte da farinha é substituída por chocolate em pó, ele passa a ser chamado de pão-de-ló de chocolate.

A tradição confere às freiras de um convento em Portugal o segredo da massa. Elas transmitiam a receita para as famílias que as acolhiam durante as lutas liberais. Ainda em Portugal, existe uma receita de bolo chamado "pão-de-ló à brasileira", que é bastante diferente do popularizado, principalmente por levar muito menos ovos. Na Itália, o mesmo bolo chama-se Pan di Spagna (pão de Espanha). O bolo mais parecido com o pão-de-ló produzido no Brasil é o da culinária inglesa e de outros países do mesmo idioma, inclusive dos Estados Unidos, onde é denominado sponge cake.

Transformada em uma refinada receita ao longo dos séculos, o pão-de-ló tornou-se uma das sobremesas mais típicas dos japoneses. Lá é conhecida como Kasutera. Mesmo sendo tão consumido, a massa dessa delícia não é tão simples e algumas dicas são importantes para se evitar erros na textura e aparência do bolo.

A professora Maria Cristina da Silva, no curso Decoração de Bolos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta várias sugestões. “Para que o bolo não fique com aquela casca, você deve untar a forma com margarina, por cima inserir papel alumínio e untar novamente. Além de não criar casca, fica mais fácil para desenformar”, indica a professora, especialista em confeitaria artística.

Outra dica da cake designer é mexer tudo com bastante cuidado, para que o ar que foi incorporado na mistura feita pela batedeira não se perca. Lembre-se, também, que o aro deverá ser preenchido com a massa até, no máximo, dois terços da sua altura, para que essa não derrame enquanto estiver assando.

Para se preparar o pão-de-ló de chocolate deve-se substituir parte da farinha de trigo por chocolate e cacau, ambos em pó. Independente de ser o básico ou o de chocolate, o pão-de-ló poderá ser utilizado assim que for retirado da forma. Porém, o mais recomendado, principalmente se for cortá-lo em duas partes, é deixar para o outro dia, pois evita que o bolo se esfarele.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Mariana

6 de ago. de 2013

Gostaria de saber sobre o pão de ló de chocolate! Quais as mudanças! Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de ago. de 2013

Olá, Mariana!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para fazer o pão de ló de chocolate, siga os passos:

Ingredientes:

300g de farinha de trigo

360g de açúcar refinado

60g de chocolate em pó solúvel

6 ovos

30ml de óleo vegetal

10g de fermento em pó

200ml de água

Modo de fazer:

- O primeiro passo do preparo do pão de ló de chocolate consiste em misturar todos os ingredientes secos, exceto o açúcar. Para isso, coloque em um recipiente apropriado a farinha de trigo e, em seguida, adicione o fermento químico e o chocolate em pó. Feito sisso, misture bem todos os ingredientes.

- Agora coloque na batedeira ovos, o açúcar, a água e, em seguida, ligue o equipamento para misturar esses ingredientes.

- Inicialmente coloque a batedeira para funcionar em baixa rotação e vá aumentando gradativamente até atingir a rotação máxima.

- Deixe bater por sete a dez minutos, que é o tempo suficiente para a massa dobrar de volume. Quando isso acontecer, desligue a batedeira, retire o bowl e leve-o para a mesa.

- Adicione no bowl, pouco a pouco, a mistura de ingredientes secos (farinha de trigo, fermento químico e chocolate em pó) que foi obtida o início da preparação.

- A cada adicação da mistura de ingredientes secos, utilize um fouet para mexer bem, até que todos os ingredientes fiquem bem misturados.

- Mexa todos, mas com bastante cuidado para que o ar que foi incorporado na mistura feita pela batedeira não se perca.

- Isso é feito dessa maneira, para que no final a massa fique bem espassa, mas sem perder o ar incorporado.

- Assim que terminar de misturar a farinha, adicione os 30ml de óleo vegetal. Feito isso, utiliza o fouet para incorporar o óleo com a mistura. Faça movimentos circulares e leves, sempre no mesmo sentido.

- Só pare de misturar quando perceber que todos os ingredientes estão bem incorporados, ou seja, quando já se formou uma massa bem homogênea.

- Dobre uma folha de papel-alumínio ao meio e, em seguida, coloque o aro por cima.

- Enrole o papel-alumínio ao redor do aro e, em seguida, coloque o aro dentro de uma assadeira.

- Observe que o papel-alumínio passou a ser o fundo do aro.

- Feito isso, despeje a massa de pão de ló, que se encontra pronta, dentro do aro. Faça isso, de forma que a massa, fique bem espalhada.

- Feito isso, leve a assadeira ao forno e deixe a preparação assar por, aproximandamente, 35 minutos e na temperatura de 180ºC.

- Decorrido o tempo, retire a assadeira do forno e leve-a para a mesa, e em seguida, retire o aro de dentro dela.

- Remova o aro com cuidado, para não danificar as laterais do pão de ló e, logo em seguida, vire o pão de ló de chocolate.

- Depois disso, remova o papel-alumínio da parte de cima do bolo. Feito isso, o pão de ló estará pronto para ser utilizado.

- Independente de ser o básico ou o de chocolate, o pão de ló poderá ser utilizado assim que for retirado da forma. Mas, o mais recomendado é deixá-lo para ou outro dia, pois evita que o bolo esfarele ao ser cortado.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

raimundo riso dos santos

1 de jun. de 2013

Olá, fico feliz ao ver tantas receitas de bolo, principalmente a que me atrai, por ser quase dietética que é o pão de ló..

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de jun. de 2013

Olá, Raimundo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Não deixe de acessar o site para ficar por dentro de conteúdo em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

daiana

1 de mai. de 2012

Eu quero esta receita. Tem como passar? Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de mai. de 2012

Boa tarde, Daiana!

Segue abaixo a receita de pão-de-ló, massa básica para os mais diversos tipos de bolos recheados e confeitados. O curso Decoração de Bolos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ensina passo-a-passo como fazer pão-de-ló de chocolate, massa de trufa, brigadeiro cremoso, brigadeiro branco, caldas para umedecer o bolo, entre diversas outras receitas, modelagens e montagens para lindos e deliciosos bolos. Clique e confira nossas matérias: Bolo de aniversário com o tema futebol, Aprenda a fazer calda para bolo e Glacê real cria efeitos fantásticos nas decorações de bolo.  

Pão-de-ló

Ingredientes

360g de farinha de trigo peneirada
360g de açúcar refinado
6 ovos
30ml de óleo vegetal
10g de fermento em pó
200ml de água

Modo de preparo

Coloque a farinha de trigo e o fermento químico em um recipiente e misture bem. Bata os ovos, o açúcar e a água na batedeira por aproximadamente dez minutos, tempo suficiente para que a massa dobre de volume. Em seguida, vá adicionando aos poucos a mistura de farinha e fermento. Adicione o óleo vegetal e misture a massa fazendo movimentos leves e circulares sempre na mesma direção. Antes de assar o pão-de-ló, unte um pedaço de papel manteiga dos dois lados e forre a assadeira. Despeje a massa e deixe-a assar por aproximadamente 35 minutos a 180°C. Depois da massa pronta, desenforme o bolo e, sem seguida, remova o papel manteiga com cuidado.

Para mais esclarecimentos, entre em contato conosco!

Camila Guimarães Ribeiro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!