A avicultura é uma das atividades econômicas que mais se desenvolveu no setor agropecuário, em virtude dos enormes avanços ocorridos em nutrição, manejo, sanidade e genética.
A carne de frango é muito bem aceita no mundo inteiro. As primeiras exportações brasileiras aconteceram em 1974, com 3.496t. Hoje, a América Latina tem uma participação de 17% da produção avícola mundial e o Brasil é, de longe, o seu principal produtor, com cerca de 10% desse total. De acordo com a Abesf - Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos, os embarques brasileiros apresentaram crescimento de 7,3% em fevereiro de 2010, em comparação com o mesmo mês de 2009, somando 282,47 mil toneladas.
De acordo com o Avisite, o Brasil é o quarto maior consumidor de frango do mundo. A evolução do consumo ao longo dos anos é uma forte evidência da aceitação dessa carne pelo consumidor. E as vantagens são muitas, a começar por ser a fonte proteica de origem animal mais acessível do mercado.
Em 1973, o consumo per capita de frangos no Brasil era de cerca de 4,0 kg, em 2000, chegou a 25 kg. De acordo com estimativas da AGE - Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, os brasileiros devem consumir em 2010 cerca de 16,870 milhões de toneladas de carnes, o maior volume - 46,8% do total - será da carne de frango. O esperado para daqui a 10 anos é que o consumo total seja 28,39% maior, o que corresponderia a 21,660 milhões de toneladas sendo que 50,1% será referente a carne de frango.
Segundo o professor Tadeu Cotta, do curso Produção de Frangos de Corte, no Brasil, a avicultura de corte tem adotado pelo menos três sistemas de produção: o de integração, o cooperativismo e o independente.
A integração tem consistido em incorporar, à atividade principal de uma empresa, todas aquelas outras que a ela se ligam no ciclo de produção do frango de corte. Já no cooperativo, o criador participa da organização e das decisões, muitas vezes produz pintos e rações, consumidos dentro do próprio sistema. O sistema independente é responsável por todo o processo de produção do frango, pois toda e qualquer decisão tem caráter pessoal.
Para a indústria avícola brasileira continuar num lugar de destaque e competitividade no cenário mundial, o gerenciamento dos pontos críticos de produção tem se tornado uma exigência. Cada vez mais, observa-se integração e reestruturação de muitas empresas que, sozinhas, não estão resistindo às pressões do mercado altamente competitivo, ou sendo absorvidas por empresas maiores e mais eficientes.
O curso Produção de Frangos de Corte elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, oferece ótima oportunidade para levar informações fundamentais para o aumento da taxa de crescimento das aves, da eficiência da conversão alimentar e, também, para melhorar o rendimento no abate. No curso você receberá informações do professor Tadeu Cotta, da Universidade Federal de Lavras, médico veterinário, doutor em fisiologia e biologia dos organismos e populações, especialista em produção de aves, alimentação animal e fisiopatologia da reprodução.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
É importante salientar que, tanto pela demanda interna quanto para exportação, o negócio de frangos de corte têm se tornado um empreendimento bastante promissor.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Artur guarizzo
15 de ago. de 2015Gostaria de receber e-mails relacionados à frango de corte - galinhas poedeiras e de postura

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de ago. de 2015Olá, Artur!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cadastramos seu e-mail para receber o nosso boletim informativo sobre avicultura.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Flavia de Oliveira
21 de out. de 2012Preciso de informações de quanto tempo um frango atinge a idade de abate, como é feito este abate, e de preço para exportação. Tenho um comprador interessado em exportar para a Turquia. Em grande quantidade e pagamento a vista. Se por um acaso estiver interessado entre em contato comigo o mais rápido possível. Atenciosamente, Flávia de Oliveira

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de nov. de 2012Olá Flávia,
Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.
Já temos uma série de artigos desenvolvidos que podem lhe orientar em suas dúvidas.
Clicando nos links será redirecionado automaticamente aos conteúdos.
Criação de frango e galinha caipira
O tipo de alimentação do frango e galinha caipiras promove economia e qualidade do produto final
Em caso de maiores dúvidas, entre novamente em contato conosco.
Atenciosamente,
Natália Mayrink De Lazzari