Artigos sobre a área Avicultura

Como deve ser a criação doméstica de galinhas

Seja para consumo próprio ou para a comercialização de ovo e carne, toda propriedade possui potencial para a criação doméstica de galinhas, independentemente do tipo de produção ou da atividade principal desempenhada nela. Isso porque a criação é relativamente fácil, barata e há um bom mercado consumidor para esses produtos.

Miniabatedouro de frango: como abrir? Quais passos seguir?

Um miniabatedouro para aves exige estudo de legislação e um planejamento perfeito da criação. “Existem criadores que conseguiram viabilizá-lo para abate de algo em torno de 500 aves por semana”, afirma Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do Curso a Distância CPT Criação de Frango e Galinha Caipira, em Livro+DVD e Curso Online.

Processamento de carne de frango: paredes e teto da cozinha

Nas áreas de processamento e manipulação de alimentos, as paredes devem estar revestidas de material impermeável e lavável (ex: azulejos, placas plásticas ou aço inoxidável), ou serem construídas de material revestido com verniz impermeável até uma altura conveniente para lavagem. “Papéis de parede não laváveis, tinta à base de cal e madeira não-tratada são inadequados”

Confira as raças de galinha poedeira e para abate

As galinhas apresentam corpo coberto por penas com coloração própria da raça. As cores mais comuns são preta, branca e marrom - a quantidade de penas varia de uma espécie para outra. Embora as galinhas sejam consideradas aves de pequeno porte, algumas raças podem chegar a 7,0 kg, como a Paraíso Pedrês.

O que difere os tipos de frangos?

Antes de falar sobre o conceito de frango, ou seja, convencional, caipira, caipira-orgânico e caipira biodinâmico, inicialmente, precisamos compreender o conceito de criação dessas aves. “A avicultura é o termo que oficialmente é utilizado para definir a criação de aves, ou seja, o homem alimentando e direcionando o cruzamento destas aves, melhorando a bagagem genética, objetivando...

É possível criar galinhas caipiras, alimentando-as apenas com milho?

O milho é o alimento básico por excelência, o mais recomendável em todas as criações de aves. No entanto, não se cria galinhas caipiras, de forma econômica, com uma alimentação exclusiva de milho, embora se saiba que este cereal entra como nutriente básico, na composição das rações das aves em qualquer idade, por ser de alta digestibilidade para a ave, superando a de todos os...

O consumo de ovos está em alta no Brasil

O ovo é um alimento altamente nutritivo, consumido desde muito tempo e que ganhou mais fama atualmente por compor a dieta de atletas e pessoas que desejam ter uma alimentação mais saudável. Tanto a clara quanto a gema, possuem propriedades que produzem diversos benefícios à saúde física e mental das pessoas.

Muda de penas forçada em galinhas poedeiras: SIM ou NÃO?

Como o ovo é uma alimento de alto valor nutritivo e proteico e, além disso, de baixo custo, torna-se um alimento acessível a todas as classes sociais. Isso quer dizer que com uma divulgação adequada das suas principais qualidades, esse consumo ainda pode aumentar muito, tornando a criação de galinhas poedeiras um grande negócio.

Dicas de ouro para o sucesso da criação de codornas

A coturnicultura - criação de codornas - está se firmando como excelente alternativa de agronegócio no Brasil e a codorna, hoje criada em cativeiro, é o resultado de vários cruzamentos efetuados, originando a Coturnix coturnix japonica, espécie mais difundida mundialmente em razão da sua maior produtividade e melhor conversão alimentar.

Por que fornecer frutas às galinhas?

Na integração da propriedade dentro do sistema orgânico, sempre temos que aliar a produção animal à produção vegetal, dessa forma, o elemento vegetal alimenta as aves e os dejetos das aves “alimenta” o solo na forma através da adubação orgânica. O mesmo conceito das hortaliças pode ser aplicado às frutas.

Atendimento Online
Quer Facilidade