
Na criação de codornas, o controle de doenças é essencial ao sucesso do coturnicultor. Afinal, essas aves estão suscetíveis a doenças bacterianas, viróticas e fúngicas e, por isso, devem ser bem nutridas para melhorar a sua imunidade.
Além disso, devem ser desenvolvidos bons programas de vacinação para que as codornas sejam imunizadas de doenças como a Newcastle, uma das mais comuns.
1. Aspergilose
A Aspergilose é uma doença fúngica e se desenvolve nas codornas adultas sem sinais evidentes.
Já nas aves jovens, os sintomas mais característicos são sede excessiva, debilidade, falta de ar, além de bicos e pernas azulados. Como tratamento são utilizados antibióticos, antifúngicos e complexos vitamínicos.
2. Newcastle
A Newcastle é uma doença virótica, que pode ser fatal às codornas. Inclusive, a fase aguda da doença pode causar morte instantânea das aves.
Os sistemas nervoso, digestivo e respiratório das codornas são seriamente acometidos. A incubação ocorre de 2 a 15 dias, até que os primeiros sinais da doença apareçam, como febre alta, debilidade, diarreia com traços de sangue, fluido fétido na boca, aumento do bócio e paralisia.
O mais recomendado é descartar as aves doentes do plantel, pois o nível de contágio é elevado.
3. Ornitose
A Ornitose é causada por clamídias e pode contaminar o homem, sendo considerada uma zoonose.
Ela acomete essencialmente o sistema respiratório das codornas, em especial as aves mais jovens. A incubação pode ocorrer de 3 dias a 3 meses com sintomas de difícil detecção.
Normalmente, as codornas se tornam sonolentas, debilitadas, além de perderem o apetite e terem dificuldades de respiração. Em casos mais graves, ocorre paralisia e morte das aves.
4. Pulorose
A Pulorose é causada por salmonela e afeta os órgãos internos das codornas jovens, o que proporciona o mal funcionamento do organismo.
A incubação ocorre de 1 a 6 dias. Como sintomas, temos: fezes com muco esbranquiçado, dificuldade de respiração, olhos fechados, pernas espaçadas demais, debilidade e morte.
Como prevenção, devem ser desinfetadas as instalações e incubadoras, bem como descartar as aves doentes.
5. Varíola
A Varíola é causada por vírus e apresenta os seguintes sintomas: febre, erupções na cabeça e nos olhos, verrugas nos bicos, além de sobreposições dipteróticas na boca.
Como tratamento, a dieta é enriquecida com vitamina A. Além disso, deve-se adicionar iodeto de potássio na água dos bebedouros. Também são utilizados potentes antibióticos.
Gostou do assunto? Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Coast Line Surf System.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Carlos Andre Duque Fonseca Fonseca
26 de ago. de 2022Ola nasceran 100 codernizes numa chocadeira umas cresceram bem e otras nao e morreram porque

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de dez. de 2022Olá, Carlos! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa está tentando contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!
Equipe CPT.