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Padaria - saiba por que os lucros estão cada vez menores

Gestão e administração imperfeitas do negócio, descontentamento da clientela, impostos altos, fisco e custos operacionais são alguns dos fatores que fazem os lucros de uma padaria caírem

Padaria - saiba por que os lucros estão cada vez menores

 

Uma padaria dá ou não dá lucro? Esta é a pergunta que muitos empreendedores se fazem todos os dias, sejam eles iniciantes no ramo da panificação ou não. A resposta a esta pergunta está na forma de gestão e administração da empresa, ou seja, se bem gerida, a padaria tende ao caminho do lucro e se mau administrada ela apresentará queda constante da lucratividade e, portanto, fracassará. A preocupação dos empreendedores com relação a queda da lucratividade é mesmo válida, visto que o mercado, cada vez mais dinâmico, concorrido e implacável, exige não só produtos de boa procedência e qualidade, como excelência no atendimento e na prestação de serviços. Neste sentido, tudo tem de ser perfeito, já que o menor erro ou um pequeno descontentamento é o suficiente para que os clientes troquem a sua padaria pelo concorrente. Além disto, a situação fica ainda pior quando o empresário percebe que apesar de fazer o seu melhor, sua panificadora apresenta uma lucratividade cada vez menor. Neste caso, são muitas as variáveis que devem ser levadas em consideração. Entre elas, destacam-se:

Uma padaria exige competência, dedicação, supervisionamento diário e conhecimentos específicos para o seu sucesso

Uma padaria exige competência, dedicação, supervisionamento diário e conhecimentos específicos para o seu sucesso

1- Afinidade com o negócio

Só invista em uma padaria se você realmente gostar deste ramo de atividade. Mais que qualquer outro tipo de empreendimento, uma padaria exige competência, dedicação, supervisionamento diário e conhecimentos específicos para o seu sucesso. Sem afinidade, criatividade e força de vontade não há dedicação e sem dedicação não há lucro.

2- Conhecimento administrativo

Montar uma padaria é trabalhar com uma atividade complexa e, por isto, exige do empresário vasto conhecimento administrativo. Sendo assim, é fundamental que o empresário tenha noções de administração, contabilidade e gerencial. Sem um mínimo de conhecimento, torna-se impossível fazer a gestão correta do negócio e, mais uma vez, os lucros escorregam por entre os dedos.

3- Clientela

Todos sabem que a razão e o sucesso de qualquer empreendimento é o cliente. Cliente satisfeito, sucesso garantido e cliente insatisfeito, falência. Para que se consiga não só captar cada vez mais clientes e, ainda, fidelizá-los a sua empresa, investir nos produtos oferecidos pela panificadora é fundamental. Sendo assim, nada de economias quando o assunto for excelência nos produtos vendidos, nada de economias quando o assunto for excelência no atendimento e nada de economias quando o assunto for excelência na prestação de serviços. É importante que o empreendedor invista em seu patrimônio como um todo e isso inclui informatização, maquinários, mão de obra, matéria-prima, aspecto visual, conforto, entre outros.

Colaboradores satisfeitos externam seu contentamento na forma de produzir e atender, valorizando ao máximo a empresa para a qual trabalham

Colaboradores satisfeitos externam seu contentamento na forma de produzir e atender, valorizando ao máximo a empresa para a qual trabalham

4- Capital humano

A dica para não deixar os lucros da sua padaria irem por “água abaixo” está relacionada com a confecção dos produtos oferecidos. Como dito anteriormente, além de equipamentos modernos e informatizados, matéria-prima de qualidade, ambiente confortável, entre outros, o empresário deverá ater-se a outro ponto fundamental: o capital humano. Valorizar o ser humano que trabalha na sua empresa, não só como funcionário, mas também como pessoa, apostar em treinamentos constantes, tanto no que se refere ao atendimento ao cliente quanto no que diz respeito à produção, também é muito importante para o sucesso da padaria. Nada adianta todo os esforço e capital investido no negócio, se os produtos da casa forem ruins. Colaboradores satisfeitos externam seu contentamento na forma de produzir e atender, valorizando ao máximo a empresa para a qual trabalham. Sendo assim, inove-se e crie para a sua panificadora uma boa metodologia de gestão de pessoas e produção.

5- Sistemas de informação

A era da “cadernetinha”, usada para a anotação de entradas, saídas e controle de estoques em padarias, faz tempo já passou. Em tempos modernos e dinâmicos, nos quais os acontecimentos se tornam obsoletos do dia para a noite e na velocidade da luz, contar com a informática para os registros é fundamental.  Existem sistemas para todos os bolsos e são eles que praticamente farão toda a contabilidade da empresa, diminuindo, consideravelmente, as perdas e os prejuízos. No entanto, para que não gaste além do necessário ao seu empreendimento, caberá ao empresário analisar os tipos de sistemas oferecidos pelo mercado a fim de atingir o controle desejado pela padaria.

6- Fisco

A informalidade não existe nos dias de hoje. Repare que todas as vendas têm nota fiscal para o consumidor, assim como todas as compras realizadas pela sua padaria são feitas com nota fiscal eletrônica.  O DANFE, documento expedido pelo fornecedor, passa todas as informações sobre a transação para o fisco online. Com isto, mais uma parte do lucro da panificadora é abatido do bolso do empreendedor.

7- Impostos

Somente com o Simples Nacional, uma padaria de aproximadamente R$ 150.000,00 por mês, paga 10% de impostos. À administradora de cartões de crédito, item atualmente indispensável na grande maioria dos estabelecimentos comerciais, a padaria paga mais 5%. Com os 85% restantes do faturamento, o empresário ainda deverá pagar os custos fixos e os custos variáveis da panificadora. Se após todos estes gastos ele conseguir voltar para casa com 13%, pode sorrir alegremente e sentir-se privilegiado.

Os custos operacionais de manutenção e funcionamento da padaria também agem contra a margem de lucro do empresário

Os custos operacionais de manutenção e funcionamento da padaria também agem contra a margem de lucro do empresário

8- Custos operacionais

Os custos operacionais de manutenção e funcionamento da padaria também agem contra a margem de lucro do empresário. Neste cenário, entram em ação, por exemplo, o custo da mão de obra cada vez mais caro, apresentando valores superiores aos da inflação; bitributação (devido à substituição tributária para empresas do Simples Nacional); aluguéis abusivos, principalmente nos grandes centros; reformas; troca de maquinários e equipamentos;  entre outros.

Após tudo isto, para finalizar a análise de custos da padaria, é necessário que o empreendedor faça o seguinte cálculo mensal para saber como está a real situação da sua empresa, em termos de lucratividade:

Faturamento (R$) – custos fixos (R$) – custos variáveis (R$) – impostos (R$) = resultado positivo

Se o resultado for positivo e superior a 13%, considere que a sua padaria está se saindo muito bem e sinta-se prvilegiado. Acredite, há muitas outras no mercado que não conseguem atingir a margem dos 13% e encontram-se, a cada dia mais, nas tão famosas “saias justas”.

Conheça os Cursos CPT, das áreas Padaria e Gestão Empresarial, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

 - Curso CPT Como Montar e Administrar uma Padaria

 - Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas

 - Curso CPT Administração Financeira na Pequena Empresa

 - Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas

 - Curso CPT de Matemática Financeira

 - Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1

 - Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2

 - Curso CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado

 - Curso CPT Como Administrar Pequenas Indústrias

Por Silvana Teixeira

Fonte: Revista Padaria 2000

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Comentários

andreia rodrigues da conceição

4 de ago. de 2014

Gostaria de poder ter este cursos e aprender muito mas com vocês muito bom e muito bonito

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de ago. de 2014

Olá, Andreia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Gelio Francisco Alves

18 de jun. de 2014

Gostaria de receber informações sobre o curso básico de padaria e os informativos periódicos. Agradeço antecipadamente.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun. de 2014

Olá, Gélio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre o Curso CPT Básico de Panificação nossas consultoras entrarão em contato.

Em relação aos informativos periódicos, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ELIANE TAVARES

27 de mai. de 2014

Olá, estou abrindo uma padaria gostaria de dicas sobre administração e produção.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai. de 2014

Olá, Eliane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Mauricio Batista

19 de mai. de 2014

Olá, tudo bem? Esse não é um comentário é uma pergunta e se possível de ser respondida, gostaria de saber se esses cursos sobre panificação são somente para padaria e também para panificação industrial, como uma fabrica de pães para distribuição em atacado. obrigado, tenha um bom dia. obs: favor me responder por email.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mai. de 2014

Olá, Maurício!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em relação aos cursos de panificação todos são realizados de forma industrial. Só não é abordado assuntos em relação a embalagem do produto fabricado.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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