WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pesquisa da Embrapa cria variedade de café resistente à seca

Pesquisa agora testa outras culturas comerciais, como a soja, o milho e a cana-de-açúcar

 

Variedade Transgênica pode ajudar áreas que sofrem com a seca. Foto: reprodução.

Uma pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) isolou um gene do café que é resistente à seca. De acordo com os pesquisadores, o gene confere tolerância prolongada à estiagem, ficando até 40 dias sem água, enquanto as comuns resistem no máximo a 15 dias. Agora estão sendo testadas variedades de outras culturas de utilidade comercial, como a soja, o milho, a cana-de-açúcar, o trigo e o arroz.

Desde 2007, mais de 100 pesquisadores começaram a isolar os mais de 30 mil genes do café, destacando as características determinadas por eles. No início, as pesquisas com o gene resistente à seca foram feitas apenas em regiões do país que sofrem com a falta de chuva. A produção do semiárido, por exemplo, já teve perda este ano de 80% da safra por causa da seca.

Os resultados finais da pesquisa, com todas as variedades testadas, devem sair no final do próximo ano. Os pesquisadores estão otimistas, pois o uso de genes modificados de uma espécie para outra pode trazer efeitos bastante positivos, mantendo ou aumentando a produtividade durante o período de estiagem.

Além disso, eles acreditam que as culturas devem requerer uma menor quantidade de água, reduzindo o impacto ambiental. Isso é importante, tendo em vista que a atividade agrícola é responsável por 70% do consumo de água doce no planeta. O custo disso para a natureza e para os consumidores acaba sendo muito alto.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Agência Brasil.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!