WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pesquisa testa novo método para a avaliação de sementes de café

Metodologia deve ser incluída nas Regras de Análise de Sementes

 

Boas sementes geram um café de qualidade. Foto: Deviantart.

Um estudo realizado pela parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pode ajudar a validar uma nova metodologia de avaliação da germinação de sementes de café em tempo reduzido. O trabalho faz parte da pesquisa de mestrado do estudante Gabriel Castanheira, orientado pela professora Stella Dellyzete Veiga Franco, pesquisadora da Embrapa.

Segundo a pesquisadora, a metodologia foi testada com diferentes variedades de café, em vários níveis de qualidade. Com os resultados, ela afirmou que os pesquisadores entrarão com um pedido de validação do novo teste, que deve ser indicado para publicação nas Regras de Análise de Sementes.

Stella destacou que a pesquisa é importante para validar novos processos de avaliação de sementes de café. De acordo com ela, os testes são muito importantes para o controle da qualidade do café. Isso porque pesquisas recentes comprovaram a relação direta entre as características fisiológicas e bioquímicas dos grãos, e as características químicas e sensoriais da bebida. Assim, a pesquisadora acredita que com os testes os produtores poderão escolher as melhores sementes e decidir o destino do produto final.

O teste de germinação é uma atividade obrigatória do Sistema Nacional de Sementes e Mudas (SNSM). O teste atual precisa de um prazo de 30 dias, tempo considerado longo, atrapalhando a comercialização das sementes e a formação das mudas. A pesquisadora da Embrapa destaca que o novo teste, com um tempo de espera bem menor, pode ajudar bastante os produtores, melhorando o sistema de produção, além de ser um avanço nas pesquisas com o café.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Embrapa.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?