
Hoje é o Dia Nacional do Café, uma data marcante a todos os que apreciam essa saborosa bebida. Graças à iniciativa da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, os brasileiros comemoram o dia 24 de maio com grande satisfação. Mesmo porque somos um dos maiores produtores e consumidores de café do mundo. Temos muito a celebrar!
Instituído desde 2005 pela ABIC, o Dia do Café é memorável, pois remonta às antigas plantações de café, cultivadas pelos poderosos “Barões do Café”, importantes personagens da expansão cafeeira no Brasil. Com o passar dos anos, o café brasileiro dominou o mercado nacional e internacional, cultivado em várias regiões do país.
Tudo começou em 1727, quando grãos de café, da Guiana Francesa, foram trazidos a Belém (PA) pelo Sargento Francisco de Mello Palheta. Como o clima da região não era favorável ao cafeeiro, a disseminação do café teve início no Maranhão. Em 1774, o café chegou ao Rio de Janeiro, seguindo para São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.
“Hoje, 9 em 10 brasileiros consomem regularmente café, coado na forma tradicional ou como espresso”, declara Daniel Marçal de Queiroz, professor do Curso CPT a Distância e Online Passo a Passo para se Obter Café de Qualidade. Até mesmo máquinas portáveis de espresso foram criadas para que os consumidores fizessem seu próprio café em cápsulas.
Planta de origem africana, mais precisamente da Etiópia, o café conquistou o mundo com seu sabor e aroma peculiares. Na antiguidade, os árabes consideravam o café uma planta medicinal, que curava várias doenças. Se cura ou não alguns males ninguém tem certeza. O que podemos afirmar, de fato, é que o café é uma bebida fascinante.
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Cafeicultura.
Leia o artigo "Profissão barista - a arte de preparar e servir café."
Fontes: calendarr.com; graogourmet.com
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.