WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Profissão barista - a arte de preparar e servir café

O primeiro requisito para exercer a profissão de barista é gostar de café e ter interesse pelo assunto, além de identificar-se com a profissão e conhecer as técnicas

O primeiro requisito para exercer a profissão de barista é gostar de café e ter interesse pelo assunto

O primeiro requisito para exercer a profissão de barista é gostar de café e ter interesse pelo assunto

O barista ou a barista deve saber tirar um café espresso perfeito e, também, criar e decorar bebidas quentes ou frias feitas com café, zelando pela qualidade do produto e por sua apresentação ao cliente. Deve saber tirar o melhor do grão. Deve, também, ter conhecimentos sobre o café, como é feito seu cultivo e como são feitas as operações de colheita, beneficiamento e classificação, para poder responder às perguntas dos clientes, que estão cada vez mais interessados em todo o processo de produção do café.

“O primeiro requisito para exercer a profissão de barista é gostar de café e ter interesse pelo assunto. É preciso identificar-se com a profissão, conhecer as técnicas; saber trabalhar em equipe, saber atender e comunicar-se com o público”, afirma a professora Maria Aparecida Campos, do curso Treinamento de Barista, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Requisitos para a profissão

O barista tem de entender o comportamento e a preferência do seu consumidor, deve conversar com ele e prestar atenção em sua linguagem corporal. Outra característica do profissional é ter a habilidade de distinguir o bom paladar do ruim, assim, ele poderá julgar seu próprio espresso. É preciso, também, entender as características da bebida. Deve saber a diferença entre um café fresco e outro já passado e velho.

O conhecimento da máquina de espresso também é fundamental, pois há uma diferença muito grande entre apertar botões e saber porque o faz. O barista deve saber regular uma máquina de fazer espresso, para chegar à temperatura e pressão corretas, porque o tempo de contato do pó com a água é extremamente importante.

Requisitos de comportamento pessoal também são muito importantes. Para ter sucesso nessa profissão, é preciso ser simpático, sociável, honesto e discreto; ser pontual e assíduo ao trabalho; ter facilidade de comunicação e expressão; procurar sempre estudar e atualizar seus conhecimentos, acompanhando as novidades e tendências dessa profissão; ter dinamismo e criatividade, para estar sempre inovando e antecipando os desejos dos clientes.

Apresentação pessoal


Quem lida com o público deve ter uma boa apresentação pessoal e mostrar-se sempre bem-humorado e equilibrado. Uma rigorosa higiene pessoal é muito importante, pois o barista lida com alimentos e bebidas. Não deve praticar atos não sanitários, tais como: se coçar, introduzir os dedos nas orelhas, no nariz e na boca. Deve higienizar as mãos, antes de iniciar o trabalho, após usar o banheiro e toda vez que tiver contato com produtos ou superfícies contaminadas.

A roupa de trabalho deve estar sempre limpa, em bom estado de conservação e bem passada. Os cabelos devem estar sempre limpos e penteados. Cabelos compridos devem ficar presos, na hora do trabalho. As unhas devem ser mantidas limpas e bem aparadas. Só se pode usar esmalte, se ele for de cor clara ou neutro. Deve-se estar atento à necessidade dos cuidados bucodentais, não só escovando regularmente os dentes, mas também indo regularmente ao dentista a fim de evitar infecções gengivais e abcessos dentários.

Durante o trabalho, não se deve usar acessórios com o anéis, brincos, colares, pulseiras e broches, pois há o risco de caírem dentro dos alimentos. Os sapatos devem ser confortáveis e limpos.

O perfeito café espresso


Um dos cafés mais preparados pelo barista  é chamado de “Espresso”, com “s ” e não com “x”, porque o nome "Espresso" tem a ver com pressão e não com expresso, que significa rápido. Também, designa um café preparado especialmente para a ocasião, de forma única e exclusiva.

O café espresso é preparado coando-se uma pequena quantidade de água, aquecida e sob pressão, por um bolo comprimido de grãos de café torrados e moídos. A água para o preparo do café deve ser filtrada, sendo necessário instalar um filtro na tubulação que abastece a máquina de espresso, ou pode ser usada a água mineral. A xícara usada para servir o café deve ser de porcelana e conter 50 mL de café. Recomenda-se que a base seja mais estreita que a boca. O fundo deve ser arredondado, pois, assim, produz mais creme, mantém a temperatura e retém o aroma e o sabor do café, e não acumula resíduo.

O espresso perfeito é aquela bebida em que se consegue extrair todos os óleos, os açúcares e o sabor do café, com um corpo e persistência no paladar, coberta por um creme cor de avelã, com nuances tigradas. O creme permanece nas paredes da xícara, deixando colarinho. O creme é apreciado pelo aspecto visual que confere à bebida e tem um importante papel na retenção dos aromas do café. A estabilidade do creme do café está relacionada com a quantidade de polissacarídeos extraídos. Os principais polissacarídeos do café são galactomananas e arabinogalactanas. A maior estabilidade do creme está relacionada à quantidade de galactomananas extraídas, que, por sua vez, é influenciada pela origem botânica do café e pelo grau de torra.

Faça um teste para verificar a qualidade do espresso: coloque o açúcar sobre o café. O creme deve retê-lo por alguns segundos em sua superfície. Após absorver o açúcar, o creme deve voltar a cobrir a superfície da xícara.

O espresso perfeito é aquela bebida em que se consegue extrair todos os óleos, os açúcares e o sabor do café, com um corpo e persistência no paladar, coberta por um creme cor de avelã, com nuances tigradas

O espresso perfeito é aquela bebida em que se consegue extrair todos os óleos, os açúcares e o sabor do café, com um corpo e persistência no paladar, coberta por um creme cor de avelã, com nuances tigradas

Os 4 “ms” básicos do café espresso

Para ter um café espresso perfeito, é preciso ter os 4 “ms”:

1. Mistura, ou blend, que deve ser composto exclusivamente por cafés arábica, garante um gosto harmônico e equilibrado, uma boa relação entre amargo e ácido, aroma rico e fragrância e corpo pleno. Além disso, os grãos devem ser torrados em condições adequadas;
2. Máquina, que aqueça a água à temperatura de 88 a 92ºC, exercendo uma pressão de 9 atmosferas;
3. Moinho, que deve ser de fácil ajuste, com as mós afiadas para macerar os grãos na granulometria correta;
4. Mão de quem faz o espresso, que é a habilidade do operador ou barista para moer os grãos e operar a máquina de maneira a obter um espresso perfeito.

Variações do café espresso

Café curto

- 7 a 8 g de café;
- 30 a 35mL de água.

O café curto é um café mais concentrado. O cliente que aprecia o espresso curto é porque gosta de sentir o corpo e os óleos essenciais presentes no café.

Café carioca

- metade da xícara de água quente;
- preparar o espresso com 7 a 8 g de café e colocá-lo na xícara já contendo a água quente.

Quem toma o espresso carioca é porque acha a bebida muito forte. Hoje, os baristas conseguem convencer essas pessoas a experimentarem o verdadeiro espresso, feito com grãos da melhor qualidade e técnicas de extração perfeitas.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Hotelaria.

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Gardênia Batista de Souza

24 de set. de 2021

Parabéns pela matéria!! Muito bem explicado

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de out. de 2021

Olá, Gardênia! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Forte abraço!

Marcela Teixeira

Katiane Kuhn

4 de ago. de 2017

Estou querendo montar uma cafeteria, e por isso quero aprender e adquirir conhecimento. Estou interessada em saber mais. Desde já agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de ago. de 2017

Olá, Katiane.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cadastramos seu e-mail para receber nossos boletins informativos.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Claudio Moises Marins da Costa

19 de jun. de 2017

Estou montando uma cafeteria e estou querendo fazer um curso de barista pra dar o melhor atendimento possível ao cliente e quero estar sempre renovando e inovando. Sou Morador de Guapimirim RJ.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun. de 2017

Olá, Claudio.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o nosso Curso de Treinamento de Barista.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Kelly Adriane da Silva

18 de mai. de 2017

Gostaria de saber mais sobre a profissão Barista

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de mai. de 2017

Olá Kelly Adriane,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Renan de Souza Nascimento

9 de abr. de 2017

Em breve estarei cursando

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de abr. de 2017

Olá Renan,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Naty

31 de mai. de 2014

Tenho pouco conhecimento da profissão do barista, mas sou grande admiradora e apreciadora da bebida, estou montando uma cafeteria e gostaria muito de poder fazer um curso de barista para ter mais segurança e um melhor conhecimento da profissão, no inicio vou servir somente o café tradicional, feito no coador de pano, o qual gostaria de dicas sobre como prepara este café em grande quantidade, e tb ter uma boa qualidade, pra que meus fregueses possa voltar. E futuramente vou comprar as maquinas pra fazer tb café expresso. Desde já meu agradecimentos.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de jun. de 2014

Olá, Naty!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para se preparar o café com o coador de pano a moagem deve ser de média a fina. Utilizando de 5 a 6 colheres de sopa de pó de café (80 a 100g) para um litro de água.

O pó deve ser colocado na água quente, antes de entrar em ebulição (água a cerce de 90ºC).

Depois, deve mexer com a colher de pau até fazer um creme na superfície do líquido. A colher de pau deve ser usada somente para fazer o café.

Você pode, também, colocar o pó de café no coador, umedecendo todo o pó e despejando a água devegar, fazendo um fio contínuo.

Para que o café fique bem quente, escalde o bule ou a garrafa térmica com água fervente, antes de fazer o vafé.

Para limpar o coador de pano: quando novo, ferva o coador de pano em água com café, para retirar a goma e par que ele "pegue" o aroma do café. Após o uso, lave o coador apenas em água. Nunca use detergentes, alvejantes ou mesmo o café que sobrou.

Já para mais informações sobre o Curso CPT Treinamento de Barista nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Maria Solange Soares Teixeira Dantas

3 de nov. de 2013

Posso te dizer que praticamente tenho muito pouco conhecimento da profissão do barista, mas sou grande admiradora e apreciadora da bebida,e porque também estou montando uma cafeteria e doceria e gostaria muito de poder fazer um curso de barista para eu ter mais segurança e um melhor conhecimento da profissão. Estou fazendo treinamento para saber manusear a máquina,mas gostaria de ter a técnica aliada ao conhecimento pois somente assim iria me sentir muito mais segura. As informações que obtive no site são de grande importância mas tenho sede de mais.conhecimento, e por estar fascinada pela profissão. Por enquanto muito obrigada, e um abraço para toda a equipe. att. Solange Dantas

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de nov. de 2013

Olá, Maria Solange!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Treinamento de Barista.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

PAULOR do CARMO MAFRA BLANCO

18 de mar. de 2013

Sou o MrCOOKIE no RIo de Janeiro, somos donos da MrCOOKIE & MrsMUFFIN JUSTdoEAT ALIMENTOS Ltda.me. Estou comprando o segundo curso para a formação do barista para o posto avançado de vendas, no centro da cidade. Aprovadíssimo ! Gratos. Paulo e Sandra Blanco

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!