WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Profissão barista - a arte de preparar e servir café

O primeiro requisito para exercer a profissão de barista é gostar de café e ter interesse pelo assunto, além de identificar-se com a profissão e conhecer as técnicas

O primeiro requisito para exercer a profissão de barista é gostar de café e ter interesse pelo assunto

O primeiro requisito para exercer a profissão de barista é gostar de café e ter interesse pelo assunto

O barista ou a barista deve saber tirar um café espresso perfeito e, também, criar e decorar bebidas quentes ou frias feitas com café, zelando pela qualidade do produto e por sua apresentação ao cliente. Deve saber tirar o melhor do grão. Deve, também, ter conhecimentos sobre o café, como é feito seu cultivo e como são feitas as operações de colheita, beneficiamento e classificação, para poder responder às perguntas dos clientes, que estão cada vez mais interessados em todo o processo de produção do café.

“O primeiro requisito para exercer a profissão de barista é gostar de café e ter interesse pelo assunto. É preciso identificar-se com a profissão, conhecer as técnicas; saber trabalhar em equipe, saber atender e comunicar-se com o público”, afirma a professora Maria Aparecida Campos, do curso Treinamento de Barista, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Requisitos para a profissão

O barista tem de entender o comportamento e a preferência do seu consumidor, deve conversar com ele e prestar atenção em sua linguagem corporal. Outra característica do profissional é ter a habilidade de distinguir o bom paladar do ruim, assim, ele poderá julgar seu próprio espresso. É preciso, também, entender as características da bebida. Deve saber a diferença entre um café fresco e outro já passado e velho.

O conhecimento da máquina de espresso também é fundamental, pois há uma diferença muito grande entre apertar botões e saber porque o faz. O barista deve saber regular uma máquina de fazer espresso, para chegar à temperatura e pressão corretas, porque o tempo de contato do pó com a água é extremamente importante.

Requisitos de comportamento pessoal também são muito importantes. Para ter sucesso nessa profissão, é preciso ser simpático, sociável, honesto e discreto; ser pontual e assíduo ao trabalho; ter facilidade de comunicação e expressão; procurar sempre estudar e atualizar seus conhecimentos, acompanhando as novidades e tendências dessa profissão; ter dinamismo e criatividade, para estar sempre inovando e antecipando os desejos dos clientes.

Apresentação pessoal


Quem lida com o público deve ter uma boa apresentação pessoal e mostrar-se sempre bem-humorado e equilibrado. Uma rigorosa higiene pessoal é muito importante, pois o barista lida com alimentos e bebidas. Não deve praticar atos não sanitários, tais como: se coçar, introduzir os dedos nas orelhas, no nariz e na boca. Deve higienizar as mãos, antes de iniciar o trabalho, após usar o banheiro e toda vez que tiver contato com produtos ou superfícies contaminadas.

A roupa de trabalho deve estar sempre limpa, em bom estado de conservação e bem passada. Os cabelos devem estar sempre limpos e penteados. Cabelos compridos devem ficar presos, na hora do trabalho. As unhas devem ser mantidas limpas e bem aparadas. Só se pode usar esmalte, se ele for de cor clara ou neutro. Deve-se estar atento à necessidade dos cuidados bucodentais, não só escovando regularmente os dentes, mas também indo regularmente ao dentista a fim de evitar infecções gengivais e abcessos dentários.

Durante o trabalho, não se deve usar acessórios com o anéis, brincos, colares, pulseiras e broches, pois há o risco de caírem dentro dos alimentos. Os sapatos devem ser confortáveis e limpos.

O perfeito café espresso


Um dos cafés mais preparados pelo barista  é chamado de “Espresso”, com “s ” e não com “x”, porque o nome "Espresso" tem a ver com pressão e não com expresso, que significa rápido. Também, designa um café preparado especialmente para a ocasião, de forma única e exclusiva.

O café espresso é preparado coando-se uma pequena quantidade de água, aquecida e sob pressão, por um bolo comprimido de grãos de café torrados e moídos. A água para o preparo do café deve ser filtrada, sendo necessário instalar um filtro na tubulação que abastece a máquina de espresso, ou pode ser usada a água mineral. A xícara usada para servir o café deve ser de porcelana e conter 50 mL de café. Recomenda-se que a base seja mais estreita que a boca. O fundo deve ser arredondado, pois, assim, produz mais creme, mantém a temperatura e retém o aroma e o sabor do café, e não acumula resíduo.

O espresso perfeito é aquela bebida em que se consegue extrair todos os óleos, os açúcares e o sabor do café, com um corpo e persistência no paladar, coberta por um creme cor de avelã, com nuances tigradas. O creme permanece nas paredes da xícara, deixando colarinho. O creme é apreciado pelo aspecto visual que confere à bebida e tem um importante papel na retenção dos aromas do café. A estabilidade do creme do café está relacionada com a quantidade de polissacarídeos extraídos. Os principais polissacarídeos do café são galactomananas e arabinogalactanas. A maior estabilidade do creme está relacionada à quantidade de galactomananas extraídas, que, por sua vez, é influenciada pela origem botânica do café e pelo grau de torra.

Faça um teste para verificar a qualidade do espresso: coloque o açúcar sobre o café. O creme deve retê-lo por alguns segundos em sua superfície. Após absorver o açúcar, o creme deve voltar a cobrir a superfície da xícara.

O espresso perfeito é aquela bebida em que se consegue extrair todos os óleos, os açúcares e o sabor do café, com um corpo e persistência no paladar, coberta por um creme cor de avelã, com nuances tigradas

O espresso perfeito é aquela bebida em que se consegue extrair todos os óleos, os açúcares e o sabor do café, com um corpo e persistência no paladar, coberta por um creme cor de avelã, com nuances tigradas

Os 4 “ms” básicos do café espresso

Para ter um café espresso perfeito, é preciso ter os 4 “ms”:

1. Mistura, ou blend, que deve ser composto exclusivamente por cafés arábica, garante um gosto harmônico e equilibrado, uma boa relação entre amargo e ácido, aroma rico e fragrância e corpo pleno. Além disso, os grãos devem ser torrados em condições adequadas;
2. Máquina, que aqueça a água à temperatura de 88 a 92ºC, exercendo uma pressão de 9 atmosferas;
3. Moinho, que deve ser de fácil ajuste, com as mós afiadas para macerar os grãos na granulometria correta;
4. Mão de quem faz o espresso, que é a habilidade do operador ou barista para moer os grãos e operar a máquina de maneira a obter um espresso perfeito.

Variações do café espresso

Café curto

- 7 a 8 g de café;
- 30 a 35mL de água.

O café curto é um café mais concentrado. O cliente que aprecia o espresso curto é porque gosta de sentir o corpo e os óleos essenciais presentes no café.

Café carioca

- metade da xícara de água quente;
- preparar o espresso com 7 a 8 g de café e colocá-lo na xícara já contendo a água quente.

Quem toma o espresso carioca é porque acha a bebida muito forte. Hoje, os baristas conseguem convencer essas pessoas a experimentarem o verdadeiro espresso, feito com grãos da melhor qualidade e técnicas de extração perfeitas.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Hotelaria.

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Katiane Kuhn

4 de ago de 2017

Estou querendo montar uma cafeteria, e por isso quero aprender e adquirir conhecimento. Estou interessada em saber mais. Desde já agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de ago de 2017

Olá, Katiane.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cadastramos seu e-mail para receber nossos boletins informativos.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Claudio Moises Marins da Costa

19 de jun de 2017

Estou montando uma cafeteria e estou querendo fazer um curso de barista pra dar o melhor atendimento possível ao cliente e quero estar sempre renovando e inovando. Sou Morador de Guapimirim RJ.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun de 2017

Olá, Claudio.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o nosso Curso de Treinamento de Barista.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Kelly Adriane da Silva

18 de mai de 2017

Gostaria de saber mais sobre a profissão Barista

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de mai de 2017

Olá Kelly Adriane,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Renan de Souza Nascimento

9 de abr de 2017

Em breve estarei cursando

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de abr de 2017

Olá Renan,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Naty

31 de mai de 2014

Tenho pouco conhecimento da profissão do barista, mas sou grande admiradora e apreciadora da bebida, estou montando uma cafeteria e gostaria muito de poder fazer um curso de barista para ter mais segurança e um melhor conhecimento da profissão, no inicio vou servir somente o café tradicional, feito no coador de pano, o qual gostaria de dicas sobre como prepara este café em grande quantidade, e tb ter uma boa qualidade, pra que meus fregueses possa voltar. E futuramente vou comprar as maquinas pra fazer tb café expresso. Desde já meu agradecimentos.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de jun de 2014

Olá, Naty!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para se preparar o café com o coador de pano a moagem deve ser de média a fina. Utilizando de 5 a 6 colheres de sopa de pó de café (80 a 100g) para um litro de água.

O pó deve ser colocado na água quente, antes de entrar em ebulição (água a cerce de 90ºC).

Depois, deve mexer com a colher de pau até fazer um creme na superfície do líquido. A colher de pau deve ser usada somente para fazer o café.

Você pode, também, colocar o pó de café no coador, umedecendo todo o pó e despejando a água devegar, fazendo um fio contínuo.

Para que o café fique bem quente, escalde o bule ou a garrafa térmica com água fervente, antes de fazer o vafé.

Para limpar o coador de pano: quando novo, ferva o coador de pano em água com café, para retirar a goma e par que ele "pegue" o aroma do café. Após o uso, lave o coador apenas em água. Nunca use detergentes, alvejantes ou mesmo o café que sobrou.

Já para mais informações sobre o Curso CPT Treinamento de Barista nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Maria Solange Soares Teixeira Dantas

3 de nov de 2013

Posso te dizer que praticamente tenho muito pouco conhecimento da profissão do barista, mas sou grande admiradora e apreciadora da bebida,e porque também estou montando uma cafeteria e doceria e gostaria muito de poder fazer um curso de barista para eu ter mais segurança e um melhor conhecimento da profissão. Estou fazendo treinamento para saber manusear a máquina,mas gostaria de ter a técnica aliada ao conhecimento pois somente assim iria me sentir muito mais segura. As informações que obtive no site são de grande importância mas tenho sede de mais.conhecimento, e por estar fascinada pela profissão. Por enquanto muito obrigada, e um abraço para toda a equipe. att. Solange Dantas

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de nov de 2013

Olá, Maria Solange!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Treinamento de Barista.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

PAULOR do CARMO MAFRA BLANCO

18 de mar de 2013

Sou o MrCOOKIE no RIo de Janeiro, somos donos da MrCOOKIE & MrsMUFFIN JUSTdoEAT ALIMENTOS Ltda.me. Estou comprando o segundo curso para a formação do barista para o posto avançado de vendas, no centro da cidade. Aprovadíssimo ! Gratos. Paulo e Sandra Blanco

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!