A criação de ovelhas no Brasil, historicamente, tem duas finalidade básica: lã e carne. No entanto, nos últimos quatro anos, a produção de leite para fabricação de queijos finos e iogurtes tornou-se um negócio promissor, principalmente na região Sul.
De acordo com a professor Alberto Valentim Munk, no curso Produção de Queijos Finos e Mofados, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o queijo está por toda parte. Muita coisa combina com esse alimento. Os brasileiros consomem três quilos por pessoa/ano e o país é o sétimo maior produtor do mundo”.
O queijo de leite de ovinos é fabricado a partir da criação das raças recém introduzidas no país lacaune e east-friesian, esta última sendo considerada uma das que apresentam maiores produções no mundo, podendo alcançar até quatro litros por dia. A remuneração é de R$ 1,85/litro em média.
Para fabricar um quilo de queijo, são gastos cinco litros de leite de ovelhas, enquanto são necessário de dez a 12 litros de leite de vaca. Além disso, o leite ovino tem 80% a mais de cálcio, o dobro de gorduras e de proteínas. Os queijos finos rouquefort e pecorino são fabricados exclusivamente com ele.
No total, o Brasil produz, hoje, cerca de 800 mil litros de leite de ovinos por ano. Número pouco expressivo quando comparado com os 26 bilhões de litros de leite de bovinos produzidos anualmente. Mas os ovinocultores apostam na expansão do mercado, principalmente para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, regiões com grande potencial de consumo de queijos finos, iogurtes e derivados.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

RENATO FISCHER
16 de fev. de 2020MATÉRIA BEM INTERESSANTE E ESTIMULANTE PARA QUEM PRETENDE COMEÇAR A TRABALHAR NESSE RAMO, QUE É MEU CASO, POIS TENDO MAIS INFORMAÇÕES QUANTO AO MERCADO MELHOR É PARA SE TOMAR UMA DECISÃO MAIS CORRETA.