Além de saboroso, o queijo é uma excelente fonte de diversos nutrientes essenciais às funções do organismo e por isso deve ser consumido todos os dias. Os diversos tipos de queijo podem ser ingredientes, acompanhamentos de pratos, ou servidos como lanches e aperitivos. Contudo, apesar de nutritivas, algumas variedades podem ser bem calóricas. Portanto, é importante prestar atenção na quantidade de consumo recomendada para cada uma dessas variedades.
A tecnóloga em laticínios, Célia Lúcia Ferreira, professora do curso Produção de Queijo Minas Padrão, Prato e Provolone, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ensina que uma boa maneira de escolher o queijo é observar a cor. Os amarelados são mais gordurosos e calóricos, assim, devem ser consumidos em menor quantidade. Já os brancos são desnatados ou lights, ideais para quem está de dieta.
O cheddar e o muçarela possuem 350 calorias em uma fatia de 100 gramas. O provolone tem 350 calorias na mesma quantidade, enquanto o parmesão chega a ter 400 calorias, quantidade equivalente a quatro colheres de sopa de arroz e uma concha de feijão preto. Segundo os nutricionistas, os queijos amarelados devem ser ingeridos uma vez por semana, numa porção de aproximadamente 30 gramas. Isto equivale a cerca de uma fatia de muçarela.
Já os queijos brancos devem ser consumidos todos os dias para fornecer a quantidade ideal de cálcio e fósforo, importantes para a manutenção dos ossos, dos dentes e nas contrações musculares. O consumo deve ser feito também em porções pequenas, de 30 gramas em média, de duas a três vezes por dia. A ricota é um dos mais saudáveis, e possui apenas 51 gramas por porção.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Mirtes tramonte
1 de set. de 2021Obrigada pelas informações mto válidas e sensatas

Resposta do Portal Cursos CPT
1 de set. de 2021Olá, Mirtes! Como vai?
Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)
Forte abraço!
Marcela Teixeira

Simone de Castro Campos Tigre
25 de nov. de 2019Comer queijo minas padrão faz bem para quem tem gastrite?

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de dez. de 2019Olá,Simone
Tudo bem?
O queijo é uma excelente fonte de diversos nutrientes essenciais às funções do organismo e por isso deve ser consumido todos os dias.
Mais sugerimos que você procure um nutricionista em sua região para que o mesmo possa orientá-la de maneira mais eficiente sobre o uso do queijo em sua alimentação.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Cleia Martinho
21 de fev. de 2019Adoro queijo e estava preocupada pois consumo todo dia,inclusive o queijo amarelo.Obrigada fiquei mais tranquila.

Resposta do Portal Cursos CPT
22 de fev. de 2019Olá Cleia,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Carlos
2 de dez. de 2018Comer queijo é bom com equilíbrio

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de dez. de 2018Olá Carlos,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

José Maria de Fortaleza
29 de mai. de 2018Fiquei muito feliz pois como queijo qualho todos os dias e pensei que fazia mal por causa da gordura mais tirei minha dúvida obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de mai. de 2018Olá José Maria,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Junior Soares dos santos
4 de mar. de 2018Meu filho tem um ano de idade ele gosta muito de queijo.

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de mar. de 2018Olá Júnior.
Queijo faz muito bem para a saúde.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Veraluciaveiga
30 de jan. de 2018Eu como todos os dias queijo mussarela

Resposta do Portal Cursos CPT
31 de jan. de 2018É uma deliícia né Vera?
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Realino saviotti
18 de ago. de 2017O queijo de minas tipo canastra pode ser consumido todos os dias

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de ago. de 2017Olá, Realino.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Sim, ele pode ser consumido todos os dias. Só é preciso estar atento à quantidade de calorias que cada fatia possui. Também vale observar se você não possui nenhum tipo de alergia ao queijo ou a qualquer um de seus componentes, como a lactose.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Carolina cavalcante Basilio da silva
11 de abr. de 2017Adorei agora sei que queijo e bom pra saúde mais em poucas quantidade

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de abr. de 2017Olá Carolina,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

LETICIA M D MENEZESS
13 de jan. de 2017E o queijo da feira? (coalho) posso comer 30g sem consciência pesada ?

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de jan. de 2017Olá Letícia,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Embora muito saudável, o queijo coalho apresenta um alto teor de gordura. As formas tradicionais vendidas no palito, em média, pesam 50 gramas. Podemos considerar que, ao consumir apenas um palito de queijo coalho, 37% das necessidades diárias recomendadas de gordura saturada estarão sendo ingeridas, portanto, se consumido sem moderação, queijo coalho engorda. Três palitos batem facilmente a meta diária de gordura!
O agravante é que a maioria das pessoas utiliza o queijo coalho como ingrediente de receitas calóricas, ou acompanhando outras igualmente gordurosas.
Portanto, é preciso estar ciente de que a grande maioria das calorias do queijo coalho são provenientes de sua gordura. Queijo coalho engorda se não for consumido com moderação!
A boa notícia é que já existe a versão light do produto, que em 100 gramas fornecerá 236 calorias. Ainda é um valor alto, mas, ao menos, há uma pequena redução calórica em relação ao produto convencional.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos