
Queijeiros de Minas Gerais, mais precisamente dois amigos e sócios de Serra do Salitre, no Alto Paranaíba, decidiram implementar seus negócios e lucrar mais. Como? Apostando e investindo na maturação, no afinamento de seus queijos em casa, dispensando intermediários. “Enquanto boa parte dos produtores locais vende o queijo para ser afinado por lojistas, deixando para eles a maior parte do lucro, nós eliminamos intermediários, partimos para maturar os queijos aqui e vendê-los diretamente ao comércio”, explica Edgar, engenheiro de minas de formação e apaixonado por técnicas queijeiras por natureza.
A maturação ou afinação de queijos nada mais é que uma técnica utilizada dentro das normas de produção que dá identidade ao produto, o tão famoso terroir. Enquanto passa por esse processo na câmara de afinação é eliminado qualquer risco por contaminação de bactérias. Além disso, durante a maturação, os queijos sofrem processos físicos, bioquímicos e microbiológicos responsáveis por fazer com que a umidade seja eliminada, conferindo ao produtor mais sabor.
O investimento em equipamentos vale a pena! Noventa dias dias depois, os sócios entregam seus produtos aos comerciantes por um preço muito melhor. O resultado? Bom para eles, bom para seus clientes e bom para os consumidores finais. De acordo com Bruno Cabral, proprietário da Mestre Queijeiro, em São Paulo, “O queijo fresco continuará a ser vendido, mas as pessoas estão tendo acesso a uma gama imensa de produtos maturados, para diversas ocasiões, e desenvolvendo um novo paladar.” Então, acredite: essa nova tendência de consumo de queijo veio e é pra ficar.
Conheça os Cursos CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Laticínios.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Revista Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.