Cursos da Área Curso Como Montar e Operar uma Sorveteria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar uma Pastelaria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas Curso Como Montar um Restaurante Self-Service Curso Como Montar e Administrar uma Pizzaria Como Montar e Administrar uma Creche Curso Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis Curso Como Montar um Canil Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar Curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil Curso Silk Screen - Processo Artesanal Curso Como Montar uma Floricultura Curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café Curso Como Montar uma Oficina de Encadernação Curso Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas Curso Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica Curso Como Montar uma Cozinha Comercial Curso Como Montar Uma Loja de Aquários Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico Curso Como Montar e Operar uma Oficina de Papel Artesanal Curso Como Montar uma Escola de Informática Curso Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias Curso Como Montar uma Loja de Móveis Antigos Curso Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros Curso Como Montar e Gerenciar um Telemarketing Áreas Afins 12Indústria Caseira 8Indústria da Carne 11Pequenas Indústrias Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Localização é fator importante para atrair os clientes de livrarias

O princípio básico é que o ponto comercial seja acessível

O trânsito de pessoas interfere na escolha da localização

Acompanhar as mudanças no mercado de livros é estar atento inclusive às medidas quanto à localização da livraria. Essa escolha é um fator determinante no desempenho da loja. É possível realizar as vendas num bairro, num shopping ou na internet, desde que o empreendedor se informe sobre o potencial de cada meio.

Providenciar o local para a comercialização é uma medida posterior ou simultânea às pesquisas sobre o perfil do cliente. Esta etapa será realizada considerando as preferências dos clientes e visando atender às demandas deles. O princípio básico é que o ponto comercial seja acessível a essas pessoas.

Uma área promissora é o e-commerce. O relatório anual da ANL apontou que há um baixo faturamento nesse campo. Apenas 48,57% dos livreiros entrevistados trabalham com o comércio eletrônico. De acordo com o presidente da associação “mais do que se adaptar ao livro digital, o livreiro independente tem que buscar atualizações tecnológicas, em todas as áreas de seu estabelecimento e, principalmente, ter capital de giro; são esses os nossos verdadeiros desafios imediatos”.

Além de utilizarem a internet, as livrarias também disponibilizam seus livros em bairros ou nas regiões centrais das cidades, e em centros comerciais. Cada um desses lugares possui peculiaridades a serem observadas. Em todos eles um detalhe importante é o trânsito de pessoas. Na maioria das vezes, elas passam em frente ao estabelecimento, gostam de um produto e fazem compras não planejadas.

Segundo Eduardo Yasuda, professor do curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, uma dica para se informar a respeito da circulação dos clientes é fazer uma visita a esses lugares, observá-los durante vários dias e conversar com os outros comerciantes que já ocupam postos de trabalho nesses locais.

No curso, há mais algumas orientações importantes sobre a localização das livrarias. Veja abaixo:

Bairros: Eles possuem clientes com alto poder aquisitivo. É bom que o negócio esteja próxima a escolas (ensinos fundamental, médio e superior), cafeterias, bancos, entre outros.

Shopping center
:
O fluxo de pessoas é grande. Há despesas de condomínio e de administração do shopping. Há um número maior de clientes, mas podem existir mais custos também.

Por Luci Silva


Cursos Relacionados

Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso

Com Prof. Nelson Maciel e Prof.ª Raquel Carneiro

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria

Com Prof. Dr. Eduardo Yasuda

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Como Administrar Pequenas Empresas

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 468,00 à vista ou em até 12x de R$ 39,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria

Com Prof.ª Aparecida Campos

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso Administração Financeira na Pequena Empresa

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 498,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Notícias sobre diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade