Acompanhar as mudanças no mercado de livros é estar atento inclusive às medidas quanto à localização da livraria. Essa escolha é um fator determinante no desempenho da loja. É possível realizar as vendas num bairro, num shopping ou na internet, desde que o empreendedor se informe sobre o potencial de cada meio.
Providenciar o local para a comercialização é uma medida posterior ou simultânea às pesquisas sobre o perfil do cliente. Esta etapa será realizada considerando as preferências dos clientes e visando atender às demandas deles. O princípio básico é que o ponto comercial seja acessível a essas pessoas.
Uma área promissora é o e-commerce. O relatório anual da ANL apontou que há um baixo faturamento nesse campo. Apenas 48,57% dos livreiros entrevistados trabalham com o comércio eletrônico. De acordo com o presidente da associação “mais do que se adaptar ao livro digital, o livreiro independente tem que buscar atualizações tecnológicas, em todas as áreas de seu estabelecimento e, principalmente, ter capital de giro; são esses os nossos verdadeiros desafios imediatos”.
Além de utilizarem a internet, as livrarias também disponibilizam seus livros em bairros ou nas regiões centrais das cidades, e em centros comerciais. Cada um desses lugares possui peculiaridades a serem observadas. Em todos eles um detalhe importante é o trânsito de pessoas. Na maioria das vezes, elas passam em frente ao estabelecimento, gostam de um produto e fazem compras não planejadas.
Segundo Eduardo Yasuda, professor do curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, uma dica para se informar a respeito da circulação dos clientes é fazer uma visita a esses lugares, observá-los durante vários dias e conversar com os outros comerciantes que já ocupam postos de trabalho nesses locais.
No curso, há mais algumas orientações importantes sobre a localização das livrarias. Veja abaixo:
Bairros: Eles possuem clientes com alto poder aquisitivo. É bom que o negócio esteja próxima a escolas (ensinos fundamental, médio e superior), cafeterias, bancos, entre outros.
Shopping center: O fluxo de pessoas é grande. Há despesas de condomínio e de administração do shopping. Há um número maior de clientes, mas podem existir mais custos também.
Por Luci Silva
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