
O Brasil está entre os países com menor consumo de sorvete por pessoa, o que indica que temos um grande potencial de aumento do consumo, permitindo a entrada de novos empresários nesse setor, com grandes chances de sucesso.
“O baixo consumo de sorvete no Brasil se explica pela concepção generalizada de que o sorvete é um artigo de luxo ou apenas uma guloseima fria, boa para os dias de calor. As pessoas evitam seu consumo no inverno, pois acreditam que provoca doenças. Por isso, um dos grandes desafios dessa atividade é a sazonalidade, com pico de vendas no verão, quando a produção é quase triplicada, e acentuada queda no inverno”, afirma Ronaldo Santana, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Operar uma Sorveteria.
Atualmente, a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (ABIS), que reúne os fabricantes de sorvete do Brasil, tem como meta fazer com que o sorvete seja visto pelos consumidores como um alimento, rico nutricionalmente, que pode ser consumido em qualquer época do ano, como acontece em outros países. Existe, também, o empenho para abrir novos mercados que permitam o crescimento do setor, pelo aumento do consumo.
“Para isso, devem ser feitas campanhas promocionais e melhoria dos padrões de qualidade do produto”, relata o professor.
O mercado de sorvete está diretamente relacionado a duas variáveis: preço e qualidade. O preço é requisito básico para a primeira compra e qualidade é requisito para que o produto seja bem aceito e sempre comprado por seus clientes.
É importante ressaltar que a entrada em um mercado já, de certa forma, ocupado por produtos concorrentes, requererá estratégias de vendas bem definidas e trabalhadas. “Ter um produto de qualidade, pelo menos igual ou superior às marcas comercializadas no mercado, é de
fundamental importância”, continua Ronaldo Santana.
A concorrência no mercado de sorvetes é determinada pelo preço. “O conhecimento da concorrência, assim como suas características de vendas e participação no mercado é essencial para que se viabilize o lado mercadológico do produto”, finaliza.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

María José Figueiredo
27 de mai. de 2020Queria saber mais sobre o curso de como operar uma sorveteria.

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de mai. de 2020Olá,Maria José
Como vai?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika Lopes