
Quem tem ou pensa em abrir uma sorveteria costuma temer o inverno. As vendas chegam a cair 70% nesta época do ano. O frio já está chegando de mansinho e com ele o medo da queda das vendas. Isto é comum porque a maioria das pessoas tem a ideia errada de que faz mal tomar sorvete no frio, que adoece, provoca resfriado ou inflama a garganta.
Enquanto essa forma de pensar não muda, o melhor é encontrar alternativas para restabelecer o negócio. Não é necessário deixar de vender os sorvetes, apenas servir pratos diferentes para compensar a queda nas vendas. Assim, petits gateaux, chocolates quentes, crepes e outros doces podem ser adicionados ao cardápio. Experimente também servir sorvetes de sabores exóticos, misturados com calda, pratos quentes ou licores.
Chocolateria
Que tal transformar a sorveteria em chocolateria? Muitas pessoas têm o costume de tomar chocolate quente no inverno. A sorveteria pode servir a bebida com receitas variáveis. Uma boa forma de divulgação é deixar uma cascata de chocolate exposta na entrada. Ela pode banhar frutas e biscoitos, vendidos em porções individuais ou no peso. Também podem ser servidos bolos, tortas e mousses, todos à base de cacau.
Crepe suíço
Os crepes são típicos do inverno. Eles são produzidos em máquinas próprias, parecidas com as de waffles. São prensados junto com o recheio e ficam prontos em poucos minutos. A receita é simples e barata. O preço dos crepes pode variar de acordo com o recheio. Já as máquinas, podem variar entre R$ 300 a R$ 700, de acordo com o modelo, a marca e o número de unidades que podem ser feitas de uma só vez.
Lanches
Uma opção para o inverno e que pode ser mantida durante o ano inteiro, é dividir o espaço da sorveteria com uma lanchonete. Não é necessário nada muito elaborado, mas é até bom que as pessoas tenham uma opção salgada antes do sorvete, já que no Brasil eles são vistos como sobremesas, ao contrário de outros países, em que são tidos como prato principal.
No caso de servir lanches, é melhor evitar as frituras, pois elas podem deixar cheiro nos sorvetes ou então fazê-las em local reservado. O melhor é servir tortas salgadas ou pizzas em cone, que imitam o formato de sorvete e costumam ter boa saída no inverno.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT Como Montar e Operar uma Sorveteria? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Pequenas Empresas.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Luisa Meneses
18 de abr. de 2018Tenho uma sorveteria e pastelaria e amei a matéria. Gostaria de mais algumas ideias pra dar uma incrementada no cardápio para esses dias mais frios.

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de abr. de 2018Olá Luisa,
Não deixe de visitar nosso site, constantemente novos conteúdo são postados.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Sebastião David Fernandes
5 de mai. de 2014Gostei do conteúdo do site,uma beleza e gostosura.

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de mai. de 2014Olá, Sebastião!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos muito felizes que o conteúdo tenha lhe auxiliado. Não deixe de nos visitar para ficar pode dentro de conteúdo do seu interesse.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Danieli Miotto
8 de mai. de 2013Oi, meu marido e eu temos uma sorveteria no interior de São Paulo, e tive várias ideias lendo o site. Vamos com certeza começar a por em prática. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de mai. de 2013Olá, Danieli!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana carolina dos Santos

GENIVALDO
9 de jul. de 2012Quero montar uma sorveteria não para fabricar o sorvete, apenas vender em um local fixo.

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de jul. de 2012Olá, Genivaldo!
Nossas consultoras entrarão em contato com você.
Atenciosamente,
Natália Parzanini