WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Você já ouviu falar do Beer Judge Certification Program?

O Beer Judge Certification Program Inc. (BJCP) é um instituto que estabelece uma das classificações mais completas e aceitas de cerveja da atualidade

Você já ouviu falar do Beer Judge Certification Program?   Notícias Cursos CPT


 

A primeira fase da fabricação da cerveja é a definição do estilo a ser fabricado. Em função desse estilo, deve-se procurar no mercado os ingredientes disponíveis para sua obtenção. Contudo, cada estilo de cerveja possui certas características que a definem.

“Quando se fala que determinada cerveja é uma India Pale Ale, em qualquer lugar do mundo, sabe-se que são as cervejas que têm cor entre amarelo-dourada e acobreada, com pouco aroma frutado e amargor predominante em seu sabor”, afirma Adonay Anthony Evans, professor do Curso a Distância CPT Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal. Outras características que também a definem são previamente conhecidas como o teor de álcool entre 5,1 e 7.6 ABV, cor entre 8 e 14 SRM e amargor entre 40 e 60 IBU.

Existe mais de uma classificação de cervejas. No entanto, o Beer Judge Certification Program Inc. (BJCP) é um instituto que estabelece uma das classificações mais completas e aceitas de cerveja da atualidade”, relata Professor Adonay.

Os critérios são distribuídos em famílias, estilos, subestilos, cor (SRM, EBC ou Lovibond), amargor (IBU), percentual em volume de álcool (ABV), densidade final (FG), entre outros parâmetros. Nessa classificação, que foi revisada em 2015, os agrupamentos de estilos em categorias têm uma nova filosofia que agrupa estilos com julgamento de características semelhantes, em vez de uma herança ou da família com nome comum.

No estilo India Pale Ale, também conhecido como IPA, tem-se as cervejas American IPA, English IPA, Red IPA, Rye IPA e Belgian IPA. Cada uma delas apresenta suas próprias nuances e, para que se possa produzir e classificar a cerveja com determinado estilo, por exemplo, American IPA, ela deve possuir as características definidas no guia.

Portanto, o BJCP é um guia muito útil, tanto para se criar padrões na fabricação, quanto para o consumidor poder definir mais facilmente o que quer comprar ou conhecer, finaliza o especialista.

* Adonay Anthony Evans é Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP, sócio e idealizador da Dragon Bier que desenvolve equipamentos para cervejarias desde 1988, consultor na área de cerveja há mais de 20 anos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Antes de iniciar a fabricação da cerveja, separe e pese os ingredientes
- Fabricação de cerveja artesanal: o mosto primário

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?