
Vamos bebemorar! Hoje é Dia Internacional da Cerveja! Tudo começou na Califórnia, nos Estados Unidos, em 2007. Um grupo de amigos, amantes da boa cerveja, resolveu celebrar a bebida mundialmente apreciada. No Brasil, a cerveja industrializada já havia conquistado os consumidores há muito tempo. Agora é a vez da cerveja artesanal, que ganha cada vez mais espaço no mercado nacional.
“Este grande crescimento se dá pelo alto padrão de qualidade da cerveja produzida nas microcervejarias, pela variedade de tipos e estilos de cerveja artesanal - que podem ser adaptados conforme o gosto de cada um, e por ser um hobby fascinante”, afirma Alexandre Fontes Pereira, professor do Curso a Distância CPT Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa em Livro+DVD e Online.
Trata-se de um negócio rentável e promissor pelo aumento da demanda por cerveja artesanal. Hoje a bebida está presente em festivais, shows, encontros, feiras e eventos diversos. Não é mera coincidência que muitos brasileiros têm investido profissionalmente em cerveja, como é o caso dos cervejeiros ciganos, que alugam o espaço das microcervejarias, para produzirem os seus rótulos.
Suposta origem da cerveja
Segundo Ateney de Naucratis, escriba da Grécia do século III d.C., a cerveja foi feita por quem não podia comprar vinho. No Egito, entre 1184 e 1153 a.C., Ramsés III ganhou a alcunha de “faraó-cervejeiro”, por ofertar cerca de um milhão de litros de cerveja a seus súditos. Já na epopeia de Gilgamesh, um dos poemas homenageia Ninkasi, a deusa sumeriana dos cervejeiros. Outros relatos históricos falam de uma bebida consumida pelos celtas, conhecida como hidromel, semelhante à cerveja.
Independentemente da origem da bebida, o fato é que bem geladinha, a cerveja vai muito bem em uma sexta feira como hoje, não é mesmo? Feliz Dia Internacional da Cerveja!
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Pequenas Empresas.
Fonte: rockbreja.com
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.