Conhecer o perfil dos clientes é uma das primeiras medidas para iniciar o projeto de uma livraria. Esse negócio tem grande potencial para atrair consumidores e conquistá-los. Mas é preciso estar atento às mudanças que têm ocorrido. É bom observar as tendências do mercado e preparar-se para elas. Para isso, há aspectos do público-alvo que você precisa conhecer e estudar.
De acordo com a ANL – Associação Nacional de Livrarias, o perfil do cliente de livrarias está mudando. As causas apontadas são a crescente inserção da internet, a distribuição de livros didáticos e a venda de tablets para e-books. Mas isso não tem prejudicado o setor, apenas exigido adaptações.
O consumidor procura um lugar criativo que agregue serviços, como um bom sistema de computadores, rede sem fio e e-commerce, é o que mostra o relatório da ANL. A pesquisa feita pela associação também informa em quais áreas da literatura ocorreram mais compras em 2010. Obtiveram expressiva representatividade em vendas as obrascom temas infanto-juvenil e de auto-ajuda/esotéricos.
Mas como identificar o perfil desses compradores? Quais aspectos você, como empreendedor, deverá considerar? A princípio, você deverá examinar quatro indicadores. São eles: classe social, nível de escolaridade e questões geográficas/culturais. Nesse caso, é necessário recorrer aos dados mais recentes que a ANL disponibiliza. Cada um desses itens revela traços comuns aos componentes desses grupos.
Além disso, o empresário precisa fazer a própria investigação a respeito dos futuros frequentadores da loja. Verificar as características das pessoas que moram e trabalham na localidade escolhida para o ponto comercial. A melhor forma de fazer isso é realizando uma pesquisa de mercado, afirma Eduardo Yasuda, professor do curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Esse tipo de recurso poderá oferecer a você dados seguros sobre quem são essas pessoas e quais as expectativas delas quanto à livraria. Para executar esse trabalho, o especialista recomenda a contratação de um profissional. Ele está acostumado a realizar mapeamentos de bairros, cidades e cruzar dados, como renda, escolaridade e propriedades.
Eduardo Yasuda diz que o Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas alerta para que alguns parâmetros sejam seguidos nessa avaliação. Um deles é selecionar os entrevistados de forma mais aleatória possível. A técnica sugerida para isso é a de numerar os nomes do cadastro da população obtido previamente e, em seguida, realizar um sorteio.
Por Luci Silva
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