O glacê real é uma preparação mais apropriada para fazer flores de decoração, arremates e para colar peças. Ele pode ser produzido facilmente, utilizando uma base de claras de ovos. No entanto, se preferir, esse produto é encontrado no mercado, como glacê industrial.
A vantagem do glacê adquirido em casas especializadas de confeitaria é de não correr nenhum risco quanto à presença de salmonela. Mas produzir em casa é simples e proporciona mais lucros. Acompanhe a receita do professor, especialista em confeitaria artística, Maurílio Áquilla, que faz parte do curso Decoração de Bolos, organizado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Para o preparo, você vai precisar de um quilo de açúcar impalpável, quatro claras em temperatura ambiente e três gramas de ácido cítrico. Entretanto, a quantidade de açúcar indicado pode variar, para mais ou para menos, dependendo do tamanho das claras que serão utilizadas.
“Quanto maior forem as claras, maior será a quantidade de açúcar necessário para o glacê real atingir o ponto ideal. Por outro lado, se as claras utilizadas forem pequenas, significando que o volume de líquido delas também é menor, a quantidade de açúcar usada será menor”, explica o professor Áquilla.
Acompanhe no vídeo o modo de preparo do glacê real.
Lembre-se que se a massa ficar brilhante, o glacê vai demorar mais tempo para secar, quando for usado nas decorações. Quando isso acontecer, cubra o recipiente com um tecido levemente umedecido, para evitar que o glacê real resseque. Ao acondicioná-lo em potes completamente fechados, o produto dura até três dias na temperatura ambiente.
Por: Ariadine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

cristina vianna
30 de jan. de 2013O que é açúcar impalpável?

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de fev. de 2013Olá, Cristina!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O açúcar impalpável possui até 3% de amido de milho em sua composição (tem pacote que 1%, outros 2%, depente do fabricante). Esse amido já vem misturado no pacote pela empresa fabricante. Esse açúcar também é muito usado em padarias, confeitarias e afins. O amido ajuda a tirar a umidade do açúcar e não deixa esse açúcar ficar unido. Há quem diga que ele é mais fino que o açúcar de confeiteiro, o que propicia uma mistura mais homogênea ainda. Com isso, ele não absorve a gordura do doce. Por isso, ele é ideal para jogar em cima de doces, coberturas (inclusive cobertura de cupcakes), glacês.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos