Cursos da Área Curso Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico Curso Como Montar e Operar uma Sorveteria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar uma Pastelaria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas Curso Como Montar um Restaurante Self-Service Curso Como Montar e Administrar uma Pizzaria Como Montar e Administrar uma Creche Curso Como Montar um Canil Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil Curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária Curso Silk Screen - Processo Artesanal Curso Como Montar uma Floricultura Curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar uma Oficina de Encadernação Curso Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis Curso Como Montar uma Cozinha Comercial Curso Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café Curso Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas Curso Como Montar Uma Loja de Aquários Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Como Montar e Operar uma Oficina de Papel Artesanal Curso Como Montar uma Escola de Informática Curso Como Montar uma Loja de Móveis Antigos Curso Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias Curso Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros Curso Como Montar e Gerenciar um Telemarketing Áreas Afins 12Indústria Caseira 8Indústria da Carne 11Pequenas Indústrias Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Estratégias de marketing ajudam a difundir a marca da livraria

Manter a logomarca da livraria sempre presente no cotidiano dos leitores é a melhor estratégia

Os livros devem estar agrupados de acordo com as categorias já pré-determinadas.

A adaptação das livrarias às novas exigências dos clientes é necessária. Para que o público reconheça seu negócio como um dos pioneiros em adotar novas tecnologias ou como um dos melhores no ramo, é indispensável adotar estratégias que divulguem seus produtos e serviços. Isso se aplica tanto aos empreendedores que já estão no mercado quanto aos que pretendem abrir seu próprio estabelecimento.

O marketing envolve vários detalhes, a começar pela escolha do nome fantasia da empresa. Trata-se de uma etapa importante. Ao elaborá-lo você deve se pautar nas seguintes características: ele precisa ser simples, sugestivo e gerar empatia nos clientes. O logotipo também precisa de atenção, é bom que tenha esses mesmos preceitos usados para o nome.

O ideal é que a marca não seja esquecida pelos clientes. “Manter a logomarca da livraria sempre presente no cotidiano dos leitores é a melhor estratégia para manter ativa a imagem da livraria na cabeça dos clientes”, aconselha Eduardo Yasuda, professor do curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Outro aspecto importante é o projeto de layout e design da loja, desde a fachada externa até a disposição das prateleiras. O ambiente deve ser muito agradável, atraente e acolhedor aos leitores, de modo que eles se sintam motivados a voltar e a gastar tempo no lugar. Na loja, é necessário agrupar e distribuir os livros de acordo com as classificações já pré-determinadas pelo setor: lançamentos, ficção, não-ficção, auto-ajuda, entre outras.

Basicamente existem dois tipos de estratégias de marketing. Uma é geral e a outra é destinada a pontos de interesse. No curso CPT, Eduardo Yasuda oferece dicas referentes a essas formas de exercer o marketing da loja de livros. Confira algumas delas logo abaixo.

Divulgação geral: Distribuir folhetos nas escolas e em estabelecimentos comerciais; Realizar propagandas em rádio e emissoras de TV. Além disso, uma opção também é fazer propaganda junto a empresas de “mala-direta” que possuem um “mailing” de possíveis consumidores de livros e cujos endereços são próximos da sua loja.

Ações direcionadas:
Aproveitar as datas comemorativas para promover, por exemplo, livros para presentes já embalados, condições especiais de vendas (por exemplo, parcelamento do pagamento), fazer kits de livros, incluindo um brinde que valorize os produtos vendidos. Outra sugestão é realizar, junto às escolas e à comunidade, eventos promocionais na semana do livro, procurando conscientizar as pessoas da importância dele em suas vidas.

Por Luci Silva


 

Cursos Relacionados

Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Marketing para Pequenas Empresas

Com Prof.ª Katsuê Watanabe

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso

Com Prof. Nelson Maciel e Prof.ª Raquel Carneiro

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria

Com Prof. Dr. Eduardo Yasuda

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Como Administrar Pequenas Empresas

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria

Com Prof.ª Aparecida Campos

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing

Com Prof. Adriano Godoy

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

William Haag

8 de out de 2012

Oii, queria um vídeo particular sobre marketing numa empresa de livros e materiais escolares, manda pra mim pf!

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de nov de 2012

Olá William,

Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

Estratégias de marketing são muito específicas, exigindo um planejamento muito minucioso do seu negócio.

De qualquer forma, lhe indicamos alguns artigos para lhe auxiliar em sua pequisa.

Clicando nos links será automaticamente redirecionado aos conteúdos.

E-mail marketing é a melhor ferramenta para o e-commerce

Marketing para pequenas empresas: os clientes

Marketing para pequenas empresas: como atrair novos clientes

Marketing para pequenas empresas: construa uma marca forte

No curso Marketing para Pequenas Empresas, do CPT - Centro de Produções Técnicas, você encontrará todas as informações necessárias.

Sucesso em seu investimento.

Atenciosamente,

Natália Mayrink De Lazzari

Mais Notícias sobre diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade