A adaptação das livrarias às novas exigências dos clientes é necessária. Para que o público reconheça seu negócio como um dos pioneiros em adotar novas tecnologias ou como um dos melhores no ramo, é indispensável adotar estratégias que divulguem seus produtos e serviços. Isso se aplica tanto aos empreendedores que já estão no mercado quanto aos que pretendem abrir seu próprio estabelecimento.
O marketing envolve vários detalhes, a começar pela escolha do nome fantasia da empresa. Trata-se de uma etapa importante. Ao elaborá-lo você deve se pautar nas seguintes características: ele precisa ser simples, sugestivo e gerar empatia nos clientes. O logotipo também precisa de atenção, é bom que tenha esses mesmos preceitos usados para o nome.
O ideal é que a marca não seja esquecida pelos clientes. “Manter a logomarca da livraria sempre presente no cotidiano dos leitores é a melhor estratégia para manter ativa a imagem da livraria na cabeça dos clientes”, aconselha Eduardo Yasuda, professor do curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Outro aspecto importante é o projeto de layout e design da loja, desde a fachada externa até a disposição das prateleiras. O ambiente deve ser muito agradável, atraente e acolhedor aos leitores, de modo que eles se sintam motivados a voltar e a gastar tempo no lugar. Na loja, é necessário agrupar e distribuir os livros de acordo com as classificações já pré-determinadas pelo setor: lançamentos, ficção, não-ficção, auto-ajuda, entre outras.
Basicamente existem dois tipos de estratégias de marketing. Uma é geral e a outra é destinada a pontos de interesse. No curso CPT, Eduardo Yasuda oferece dicas referentes a essas formas de exercer o marketing da loja de livros. Confira algumas delas logo abaixo.
Divulgação geral: Distribuir folhetos nas escolas e em estabelecimentos comerciais; Realizar propagandas em rádio e emissoras de TV. Além disso, uma opção também é fazer propaganda junto a empresas de “mala-direta” que possuem um “mailing” de possíveis consumidores de livros e cujos endereços são próximos da sua loja.
Ações direcionadas: Aproveitar as datas comemorativas para promover, por exemplo, livros para presentes já embalados, condições especiais de vendas (por exemplo, parcelamento do pagamento), fazer kits de livros, incluindo um brinde que valorize os produtos vendidos. Outra sugestão é realizar, junto às escolas e à comunidade, eventos promocionais na semana do livro, procurando conscientizar as pessoas da importância dele em suas vidas.
Por Luci Silva
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

William Haag
8 de out. de 2012Oii, queria um vídeo particular sobre marketing numa empresa de livros e materiais escolares, manda pra mim pf!

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de nov. de 2012Olá William,
Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.
Estratégias de marketing são muito específicas, exigindo um planejamento muito minucioso do seu negócio.
De qualquer forma, lhe indicamos alguns artigos para lhe auxiliar em sua pequisa.
Clicando nos links será automaticamente redirecionado aos conteúdos.
E-mail marketing é a melhor ferramenta para o e-commerce
Marketing para pequenas empresas: os clientes
Marketing para pequenas empresas: como atrair novos clientes
Marketing para pequenas empresas: construa uma marca forte
No curso Marketing para Pequenas Empresas, do CPT - Centro de Produções Técnicas, você encontrará todas as informações necessárias.
Sucesso em seu investimento.
Atenciosamente,
Natália Mayrink De Lazzari