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Embalagens conservam e valorizam os produtos da panificadora

Produtos com logomarca e anúncios publicitários são uma excelente ferramenta de marketing

O mais importante é a capacidade de proteger os alimentos de fatores externos, como contaminação por micro-organismos.

As embalagens estão presentes em diversas partes das padarias e mercados, protegendo os produtos que estão nas prateleiras, bem como os ingredientes utilizados na elaboração dos mesmos. Há também as específicas para viagem, que possibilitam o delivery ou que o próprio cliente leve o alimento para casa.

Atualmente, há grande oferta e variadas opções de embalagens para a indústria de alimentos em geral. Além da conservação, elas podem ser usadas com outras finalidades. O marketing é uma delas. Padarias, em geral, não têm costume de recorrer a anúncios publicitários, e as embalagens com logomarca podem ser uma ferramenta muito útil para isso.

Outra estratégia importante é a valorização dos produtos. Elas são o primeiro componente com o qual o consumidor tem contato em uma vitrine ou prateleira, por isso, explore a qualidade e os elementos visuais das mesmas. Ou seja, valorize a cor e a textura do que está exposto.

Produtos pré-embalados também facilitam o processo de compra de clientes apressados. O mais importante, entretanto, é a capacidade de proteger os alimentos de fatores externos, como contaminação por micro-organismos. Por isso, precisam ser feitas de um material adequado, atóxicos e resistentes.

No curso Como Fazer Tortas de Vitrines, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a professora Vanessa Maria Figueiredo Campos destaca que “a principal finalidade das embalagens é proteger os alimentos contra qualquer tipo de deterioração, seja de natureza física, química ou biológica, desde seu acondicionamento até o consumo final. Como essas entram em contato direto com o produto, é indispensável que sejam adquiridas somente aquelas registradas no Ministério da Saúde”.

Uma grande tendência do mercado são as embalagens específicas para porções únicas. Os dados do último Censo apontam que as famílias brasileiras estão cada vez menores. Por isso, é importante oferecer itens que estejam de acordo com essa nova realidade, como venda de bolos e tortas em fatias, e porções menores de alimentos. Além disso, as miniporções são mais baratas e tendem a alavancar as vendas de alguns produtos.

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