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No Dia do Livro, dicas para o sucesso de sua livraria

Estratégias administrativas, comerciais e de marketing são indispensáveis para o êxito da loja de livros

As livrarias podem realizar concursos de literatura em parceria com escolas.

Hoje é o Dia Nacional do Livro. Para comemorá-lo e também homenagear os livreiros, o portal CPT – Centro de Produções Técnicas preparou uma matéria oferecendo dicas de como uma livraria pode ser bem sucedida. O proprietário de um empreendimento como esse deve estar sempre atento ao que pode melhorar a qualidade do serviço prestado.

Se você já está ou pretende entrar no mercado de livros precisa ter em mente que há algumas ações específicas a serem aplicadas. Elas permitem que a loja obtenha destaque entre as demais e ganhe a preferência dos leitores. Por isso, é importante também estar a par do perfil do cliente e obter atualizações a respeito de suas demandas.

No curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria, elaborado pelo CPT, Eduardo Yasuda agrupa as estratégias a serem seguidas em três tipos. O primeiro se refere à “implementação de medidas administrativas apropriadas”. Elas se referem principalmente à capacitação dos funcionários da loja (gerente, vendedor, caixa). Entre outros requisitos, um bom gerente precisa gostar de ler, possuir experiência no ramo de livrarias, ser comunicativo e conhecer idiomas estrangeiros.

Existem também as operações voltadas para o marketing. Elas podem ser gerais ou direcionadas aos pontos de interesse. No caso das gerais, são realizadas práticas como a divulgação por meio de faixas, banners, folhetos e propagandas (em rádio e televisão).

No que diz respeito às ações direciondas, as livrarias destacam os lançamentos, envolvem a divulgação, em escolas e pontos comerciais próximos a ela. Além disso, fazem, por exemplo, promoções especiais, realizam concursos de literatura em parceria com escolas e aproveitam as datas comemorativas para vender kits, incluindo brindes.

Já as estratégias comerciais são aquelas que levam em consideração três agentes, o concorrente, o fornecedor e o consumidor final. A respeito da concorrência, a melhor forma de exercê-la é ofercer diferencial no atendimento ao cliente, promover eventos culturais, obter especialização em algum segmento de mercado, de modo que não haja guerra de preço, afirma Eduardo Yasuda, professor do curso CPT.

Por Luci Silva



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