WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Controle de qualidade acontece em todas as etapas de produção do sorvete

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos para garantir a qualidade sanitária de seus produtos

Medidas higiênicas rigorosas devem ser adotadas, visando a reduzir ao máximo o manuseio do produto.

A qualidade dos sorvetes é determinada não só pela qualidade dos ingredientes, mas também, por bons equipamentos, correto balanceamento da formulação, métodos de processamento adequados, empregados saudáveis e conscientes, limpeza e procedimentos de sanitização eficazes.

Dada a sua riqueza em nutrientes, esse alimento pode se contaminar facilmente, sendo um excelente meio de crescimento de microrganismos que causam danos à saúde humana. Por isso, é necessário tomar todas as medidas cabíveis para evitar a contaminação, em todas as etapas do processo de produção.

Uma das mais frequentes vias de transmissão de microrganismos para os alimentos é o manipulador, não apenas por bactérias patogênicas, como também por outros microrganismos, indicadores de contaminação fecal. Portanto, medidas higiênicas rigorosas devem ser adotadas, visando a reduzir ao máximo o manuseio do produto.

O professor Ronaldo Santana Oliveira, no curso Como Montar e Operar uma Sorveteria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas reforça que “toda pessoa que trabalha na área de manipulação de alimentos deve manter rigorosa higiene pessoal, não devendo praticar atos não-sanitários, tais como coçar-se, introduzir os dedos nas orelhas, nariz e boca”.

As luvas descartáveis são usadas sempre que indicado, não dispensando, entretanto, a lavagem frequente das mãos. “Devem ser exclusivas para cada tarefa e descartadas quando estiverem contaminadas ou se rasgarem, e sempre que a tarefa terminar. No momento da embalagem dos produtos, seu uso também é imprescindível”, comenta o professor, analista de marketing, com grande experiência no segmento de sorveteria.

A limpeza e a sanitização das instalações devem ser rigorosas e conduzidas de acordo com os padrões estabelecidos nas Boas Práticas de Fabricação. Limpe cada equipamento ou utensílio após o uso, e o local ao final do turno de trabalho.

Curso CPT - Como Montar e Operar uma Sorveteria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?