
O chocolate, além de ser um dos principais ingredientes que dá sabor às tortas, é também usado para decorar.
A torta brasileira tem recebido muita influência europeia e americana, por isso tem se tornado cada vez mais simples e ao mesmo tempo mais sofisticada. Essa é a grande diferença entre bolos e tortas. O primeiro é mais recheado, possui mais camadas, cobertura mais elaborada, glacê e enfeites. A confecção do segundo segue etapas básicas, que sofrerão alterações, unicamente, em virtude das características específicas dos ingredientes usados em cada uma.
A primeira é a seleção e a pesagem dos ingredientes. De acordo com Vanessa Maria Figueiredo Campos, empresária do ramo, “as medidas devem ser rigorosas, pois a excelência do resultado depende dessa precisão”.
Depois dessa etapa, seguem a confecção da massa e do recheio, a preparação da calda, a montagem da torta, a cobertura e a decoração. Uma dica de Vanessa Campos, no curso Como Fazer Tortas de Vitrine, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é como fazer o derretimento do chocolate.
“Em banho-maria, pique o chocolate em pedaços pequenos e coloque em um refratário. Quando a água começar a ferver, abaixe a chama e coloque a vasilha com o alimento picado. Não deixe que respingue água no doce durante o processo”.
Outra dica é untar a forma para bolo com gordura vegetal hidrogenada, pois ela não deixa casca na hora de desenformar. “Caso o bolo permaneça grudado na forma, na hora de retirá-lo, coloque por alguns segundos sobre o fogo, assim a gordura que untou se derrete e ele se solta”, completa Vanessa Campos.
O chocolate, além de ser um dos principais ingredientes que dá sabor às tortas, é também usado para decorar. Uma técnica muito utilizada para fazer raspas é usando o papel impermeável ou vegetal. O primeiro passo é passar uma camada bem fina de chocolate derretido no papel. Deixe na geladeira por alguns minutos. Ao esfriar é só retirar o papel e já está pronto.
Para uma decoração ainda mais prática, utilize o chocolate em barra e um ralador. É possível também fazer pequenos espirais com um descascador de legumes.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.