
Além de saudáveis e saborosos, os pães e bolos orgânicos são um diferencial para conquistar uma boa fatia do mercado.
A questão ambiental e os negócios sustentáveis estão envolvendo vários segmentos empresariais brasileiros. A preocupação não é somente com a sacolinha e embalagem, mas também com a matéria-prima. Nesse ambiente reflexivo e prático, os alimentos orgânicos vêm tomando espaço nas feiras, supermercados e até mesmo nas padarias.
A fabricação de pães, bolos e biscoitos sem substâncias químicas, conservantes ou agrotóxicos, já é uma realidade nas confeitarias, lanchonetes e padarias no Brasil. Além de saudáveis e saborosos, essa é um diferencial para conquistar uma boa fatia do mercado.
Segundo estimativa do Instituto Biodinâmico, uma das instituições que certifica esse tipo de alimento no Brasil, o consumo de orgânicos aumenta 30% a cada ano. Para a elaboração desses produtos a matéria-prima precisa ser orgânica, atendendo a uma norma que diz que 95% dos ingredientes devem que ser orgânicos, e tem 5% que podem ser convencionais.
Como os produtos não possuem conservantes, a validade é menor. No caso do pão de forma, em temperatura ambiente, a durabilidade é de cinco dias, uma média três vezes menor. Por isso, é importante fazer parcerias com outros pontos de venda.
O professor Sebastião Barbosa, consultor em gerenciamento de novos negócios, ensina no curso Como Montar e Administrar uma Padaria, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que no caso do investimento inicial muitas são as situações a considerar. “Pesquise, estude e relacione todas as despesas que terá com as instalações, equipamentos, treinamento, documentação, entre outros”, menciona Barbosa.
Para abrir uma fábrica de pães orgânicos é necessário ter batedeira, uma modeladora, estufa e um forno. Em uma pesquisa rápida, realizada no estado de São Paulo, esse investimento é de R$ 40 mil. Os alimentos são vendidos com preços a partir de R$ 5 reais.
A qualidade de vida tem sido cada vez mais buscada pelas pessoas e esse tipo de produto torna-se uma alternativa para o consumidor atento com a qualidade da alimentação e a preservação do meio ambiente.
Por: Ariádine Morgan

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