
Óleos de peixes fazem bem à saúde? Sim, fazem! Os óleos de peixes contêm uma grande importância de ácidos graxos com 20 a 22 átomos de carbono, altamente insaturados, destacando-se o eicosapentaenoico (EPA) e o docosaexaenoico (DHA), da série ômega-3, os quais não ocorrem em outros animais em quantidades além de traços.
“A esses ácidos são atribuídos vários efeitos benéficos, como a capacidade de reduzir o risco de doenças coronarianas, além de serem atribuídos outros efeitos imunológicos e anti-inflamatórios, principalmente no caso de asma, artrite reumatoide e autoimunidade”, afirma Dr.ª Elisabete Maria Macedo Viegas, professora do Curso Profissionalizante a Distância CPT Processador de Carne de Peixes, em Livro+DVD e Curso Online.
Os lipídeos de alimentos marinhos possuem baixa quantidade total de óleos saturados (que favorecem a formação do colesterol do tipo LDL), variando sua concentração de 11 à 17%, enquanto que em carne de suínos a proporção é, em média, de 36% e de bovinos de 48%.
A microviscosidade e a fluidez de proteínas associadas a membranas são afetadas pela qualidade dos ácidos graxos presentes e, por essa alteração, tem sua difusão melhorada ou prejudicada. A difusão é muito maior em membranas que possuem um alto teor de ácidos graxos poli-insaturados.
Aprimore seu conhecimento sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Vou processar carne de peixes: com o que devo me preocupar?
- Por que os peixes se deterioram rapidamente?
- Por que os peixes devem ser consumidos assim que pescados?
Conheça os Cursos Profissionalizantes a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.