
Durante o processo de clarificação da cerveja, um dos maiores problemas é a compactação do leito filtrante interrompendo o processo, o que pode ser identificado quando a velocidade de circulação do líquido diminui.
“Para evitar esse problema, o tanque de clarificação dispõe de um sistema girando a baixíssima velocidade, de cerca de 1 RPM (rotação por minuto), com sistema de garfos dispostos em torno do eixo central, chamado de afofador”, afirma Adonay Anthony Evans, professor do Curso a Distância CPT Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal, em Livro+DVD e Curso Online. A velocidade não pode ser mais rápida que a estipulada, por risco de ocorrer arraste ou quebra da camada filtrante, comprometendo a qualidade final da cerveja.
Em tinas de menor capacidade, que não possuem os garfos afofadores especiais, é utilizada a pá de madeira de forma bastante lenta e criteriosa, para não destruir o leito filtrante.
Outro fator de compactação durante a clarificação pode ser a bomba de circulação, succionando a camada com alta vazão e alto vácuo. A bomba deve trabalhar em baixa velocidade, sendo, para isso, dotada de um redutor de velocidade variável, o inversor de frequência.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Resfriamento do mosto, crítica etapa na produção de cerveja
- Clarificação da cerveja artesanal: aprenda mais sobre esse processo
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.