Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Montar e Operar uma Sorveteria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar uma Pastelaria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas Curso Como Montar um Restaurante Self-Service Curso Como Montar e Administrar uma Pizzaria Como Montar e Administrar uma Creche Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis Curso Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar Curso Como Montar um Canil Curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil Curso Silk Screen - Processo Artesanal Curso Como Montar uma Floricultura Curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café Curso Como Montar uma Oficina de Encadernação Curso Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas Curso Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica Curso Como Montar uma Cozinha Comercial Curso Como Montar Uma Loja de Aquários Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico Curso Como Montar e Operar uma Oficina de Papel Artesanal Curso Como Montar uma Escola de Informática Curso Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias Curso Como Montar uma Loja de Móveis Antigos Curso Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros Curso Como Montar e Gerenciar um Telemarketing Áreas Afins 12Indústria Caseira 8Indústria da Carne 11Pequenas Indústrias Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Clarificação da cerveja artesanal: aprenda mais sobre esse processo

A clarificação é realizada de forma muito simples em cozinhas bem planejadas. Para iniciá-la, é fundamental colocar água quente até a saída do cano que transporta o mosto na tina de clarificação

Clarificação da cerveja artesanal: aprenda mais sobre esse processo   Artigos Cursos CPT

 

A clarificação é feita na tina, tanque ou cuba de clarificação, constituída de uma peneira com características especiais tipo Screen Pack, que impede a passagem de partículas da casca do malte superiores a esse tamanho, e o vão maior inferior que impede, por sua vez, que o material que passou fique retido.

“É necessário transferir o mostro da tina de mostura para a tina de clarificação. Esse processo é realizado de forma muito simples em cozinhas bem planejadas”, afirma Adonay Anthony Evans, professor do Curso a Distância CPT Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal, em Livro+DVD e Curso Online. Para iniciar esse processo, é fundamental colocar água quente até a saída do cano que transporta o mosto na tina de clarificação. Esse medida é fundamental para que o mosto tenha o mínimo de contato com o ar, diminuindo o processo de oxidação, que compromete a qualidade final da cerveja.

Quando o processo de transferência termina, sempre ficam resíduos de grãos na tina de mostura. Esses resíduos ainda possuem açúcares e, por isso, também devem ser transferidos para a tina de clarificação. Para isso, adicione um pouco de água quente na tina de mostura. O ideal é que seja adicionado cerca de 5% a 10% do volume total que havia no tanque de mostura. Como inciamos o processo de mostura com 70 L (para uma produção final de 100 L de mostura), deve-se acrescentar entre 3,5 e 7 L de água quente. Depois de acrescentar a água, deixe o agitador ligado por uns instantes para facilitar o carreamento dos resíduos que permaneceram e os transfira para atina de clarificação.

À medida que o mosto permeia a peneira, as cascas do malte moído vão ficando retiradas e se constituindo em um leito filtrante de grande eficiência, o mosto permeado, isto é, que passou pela peneira, retorna para a mesma tina de clarificação por meio da bomba de recirculação para ser outra vez misturado ao mosto original.

Esse processo é mantido até a filtração final, que pode ser identificada pela observação da passagem do mosto por um visor de vidro iluminado. Quando ele se apresentar o mais límpido possível, com reduzido caráter turvo ou simplesmente reduzida turbidez, é porque o processo de filtração está bom e o mosto pode ser transferido para a tina de fervura.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Resfriamento do mosto, crítica etapa na produção de cerveja
Vou fabricar cerveja artesanal. Devo ferver a água? SIM!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!