
Se você ai fabricar bebidas alcoólicas, saiba que está no caminho certo. Esse é um ramo lucrativo, de demanda estável e mercado consumidor consolidado.
“Mas, antes de tomar a sua decisão é necessário entender o processo de fabricação das bebidas alcoólicas destiladas e fermentadas para, então, decidir qual linha seguir”, explica Alexandre Fontes Pereira, professor do Curso CPT Curso Homebrew - A Arte de fazer Cerveja em Casa. Vamos lá?
Existem dois grupos de bebidas alcoólicas: as fermentadas e as destiladas. As bebidas alcoólicas fermentadas são produzidas a partir da fermentação de açúcares, enquanto as destiladas passam por um processo de separação através da destilação.
Bebidas fermentadas, como vinhos, cerveja, saquê e sidra, são produzidas através do processo de fermentação. A fermentação é uma transformação anaeróbica realizada por microrganismos, como bactérias e fungos, conhecidos como fermentos.
Durante esse processo, os açúcares presentes em frutas e cereais são convertidos em álcool. A cerveja, por exemplo, é produzida a partir do consumo de açúcares presentes no malte, obtido da cevada germinada.
Já as bebidas destiladas, como cachaça, uísque, rum, vodka e gim, passam pelo processo de destilação. Esse método é utilizado para separar líquidos com diferentes pontos de ebulição.
A destilação envolve o aquecimento da massa líquida até a vaporização, seguida da condensação do vapor obtido. Os componentes mais voláteis, como o álcool, são liberados primeiro.
A destilação é uma combinação de vaporização e condensação e quanto maior a diferença de pontos de ebulição dos componentes, melhor será o resultado. Após a destilação, as bebidas passam por um processo de maturação para alcançar a qualidade final.
Agora que já entendeu um pouco sobre o processo das duas linhas de produção de bebidas alcoólicas, é chegada a hora de decidir qual delas fabricar. Antes, e preste muita atenção nisso, faça uma pesquisa de mercado local e concorrência para depois determinar o potencial de demanda em sua região.
Por fim, é bom explicar que o custo de produção das bebidas alcoólicas pode variar dependendo dos ingredientes, processo de fabricação, volume de produção e outras variáveis. Avalie os custos envolvidos, como matéria-prima, mão de obra, embalagens e despesas gerais.
Lembre-se que a sua margem de lucro também pode ser afetada por fatores como competição de preços, estratégias de marketing e distribuição.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.