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Quer abrir uma farmácia? Já fez pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é a ferramenta apropriada para o futuro empreendedor obter informações importantes a respeito da sua futura clientela

Quer abrir uma farmácia? Antes, pesquise o mercado!

 

A pesquisa de mercado é a ferramenta apropriada para o futuro empreendedor obter informações importantes a respeito da sua futura clientela.

"Ela deverá ser composta por perguntas a serem aplicadas, por amostragem, aos clientes da região onde você pretende montar o seu estabelecimento farmacêutico e deverá contemplar questões agrupadas em dois níveis", explica Ricardo Zatti, professor do Curso CPT Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias.

Nível 1: Deve conter questões gerais, como:


♦ Faixa etária
♦ Nível de escolaridade
♦ Faixa de renda familiar
♦ Gasto anual médio com medicamentos e outros produtos encontrados em farmácias e drogarias

Nível 2: Deve abordar questões mais específicas:


♦ O cliente tem preferência por farmácia ou drogaria? Qual é o motivo dessa preferência?
♦ O cliente é fiel a um estabelecimento? Qual é o motivo?
♦ O cliente considera satisfeito com os serviços oferecidos pela(s) farmácia(s) que frequenta?
♦ O cliente possui alguma sugestão de produtos e, ou serviços que ele gostaria de obter nos estabelecimentos farmacêuticos?
♦ O cliente estaria disposto a visitar ou frequentar outro estabelecimento farmacêutico? Por qual motivo?
♦ Outras que se fizerem necessárias.

Mas, afinal, por que realizar uma pesquisa de mercado? Para responder essa pergunta, você precisa estudar a respeito dos assuntos que serão tratados a seguir.


a) Objetivo: o objetivo de se realizar uma pesquisa de mercado é fazer um levantamento de dados que permita o conhecimento dos clientes. Tais conhecimentos permitirão que estratégias eficazes sejam adotadas no sentido de atraí-los ao seu estabelecimento.

b) Levantamento de dados pessoais do cliente- a sua pesquisa deverá conter questões que permitam a obtenção de dados pessoais, a fim de conhecer o perfil dos moradores da região onde você pretende montar o negócio. São eles: sexo, idade, estado civil, profissão, faixa de renda etc.

c) Identificação dos hábitos e costumes dos futuros clientes- as perguntas referentes a esse tópico deverão permitir que as seguintes informações sejam obtidas: produtos e serviços mais comumente
buscados nos estabelecimentos farmacêuticos pelos clientes da região; frequência que procuram uma farmácia ou drogaria; interesse dos clientes por novos produtos; faixa de valor financeiro que os clientes podem gastar com produtos farmacêuticos etc.

- Atenção para o seguinte detalhe:

Em relação ao poder aquisitivo, prefira as questões com opções do tipo: Assinale a alternativa que contém a sua renda mensal: a) de um a três salários mínimos; b) de quatro a sete salários mínimos; c) de oito a doze salários mínimos; d) de 13 a 15 salários mínimos; e) Acima de 15 salários mínimos.

d) Identificação das razões que podem levar o cliente a escolher um determinado estabelecimento farmacêutico: é necessário que você elabore questões cujas respostas sejam capazes de dar subsídios para identificar os principais motivos que levam os clientes a escolher uma determinada
farmácia ou drogaria.

É importante, também, que existam perguntas do tipo:

- Você trocaria de farmácia? Ou então:
- Você estaria disposto a conhecer os serviços oferecidos por outro estabelecimento farmacêutico?
- O que você gostaria que um estabelecimento destes oferecesse?
- O importante é oferecer opções para o cliente responder, mas sempre deixando espaço para que ele também exponha a sua opinião caso o que ele considera como ponto negativo não tenha sido colocado entre as opções de escolha.

Se preferir, você pode elaborar as questões pedindo para que os clientes deem notas para cada item pesquisado (notas de zero a dez, por exemplo).

Enfim, esteja seguro de que esse momento é crucial para a sua tomada de decisão. Sem dúvida, definir o público-alvo significa fazer estimativas de quantos clientes visitarão o seu estabelecimento e qual é o perfil destes.

 

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!



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Por Silvana Teixeira.

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