
Não é verdade que o marketing cria necessidades ou que induz as pessoas a comprarem coisas
que não desejam. “As necessidades já existiam antes do marketing”, explica Ricardo Zatti, professor do Curso CPT Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias.
O marketing influencia a demanda, oferecendo o produto apropriado, atraente, disponível e pronto para ser adquirido pelos consumidores-alvo (Kotler, 1998).
O marketing estimula demandas pré-existentes por produtos ou serviços disponibilizados no mercado, através da administração e do controle do nível, da velocidade e da composição dessas demandas, buscando sua adaptação aos objetivos mais importantes de uma empresa, por exemplo.
Kotler (1998) colocou dentro do conceito de marketing novos propósitos de conceito humano,
consumo inteligente e imperativo ecológico, originando o conceito de marketing societal:
“O conceito de marketing societal assume que a tarefa da organização é determinar as necessidades, desejos e interesses dos mercados-alvo e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores e da sociedade.”
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.