
Na implantação de uma farmácia, colocam-se em prática os planos elaborados previamente, que correspondem ao que chamamos de planejamento.
"Ao planejar, você, empreendedor que não quer por a perder seu investimento, deverá prestar muita atenção a alguns tópicos", explica Ricardo Zatti, professor do Curso CPT Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias.
São eles:
1- Viabilidade do imóvel;
2- Aspecto geral do imóvel;
3- Proximidade da calçada;
4- Esforço pessoal necessário para atingir a área comercial;
5- Tamanho e planta do imóvel;
6- Movimentação frontal de pedestres;
7- Movimentação frontal de automóveis;
8- Facilidade de estacionamento;
9- Facilidade de acesso por automóveis (mão de direção);
10- Volume e perfil dos moradores da região;
11- Volume de consultórios médicos do bairro e região;
12- População flutuante da região;
13- Concorrência direta e indireta. Deve ser analisada quanto ao seu tamanho, poder, localização e poder de penetração no mercado;
14- Detecção dos pontos fracos da concorrência, buscando sempre a suplementação;
15- Outros comércios locais;
16- Custo do aluguel e manutenção do ponto (racionalização de custos);
17- Investimento no nível profissional dos empregados; e
18- Divulgação do estabelecimento.
Depois de conhecer o mercado farmacêutico, e de saber da importância de um bom planejamento para o sucesso do negócio, o futuro empresário precisa começar a pensar de forma mais específica, focando ainda mais no negócio que pretende montar.
Para isso, é fundamental, em escala macro, considerar dois assuntos: o empreendedorismo e o planejamento estratégico.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.