Uma vez satisfeitas as necessidades do físico, a primeira necessidade que o ser humano passa a sentir é a de segurança. No entanto, esta possui o sentido lato, ou seja, não apenas a segurança contra a violência e a criminalidade, mas também a segurança contra qualquer ameaça ou perigo, como doenças, desemprego, situações difíceis, ou simplesmente o desconhecido.
Quanto ao setor hoteleiro, é imprescindível que este promova a segurança de seus clientes e do hotel como um todo, por meio de um “conjunto de medidas, capazes de gerar um estado no qual os interesses vitais de todos estejam livres de danos, interferências e perturbações”, afirma o professor Plácido Soares, do curso Segurança em Hotéis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
No entanto, uma das grandes dificuldades enfrentadas por profissionais de segurança de todo o mundo é convencer o empresário de que empregar dinheiro na segurança do hotel constitui-se em um investimento e não em um gasto. Para isso, é necessário fazer um demonstrativo ao empresário dos inúmeros riscos a que o hotel está exposto.
Os riscos e os perigos que ameaçam os hotéis
São muitos os riscos e perigos que ameaçam os hotéis nos dias atuais, mas podemos mencionar como principais os seguintes:
- Incêndios;
-Desabamentos;
- Explosões;
- Vazamentos de gás e produtos químicos;
- Furtos;
- Assaltos;
- Homicídios;
- Penetração em sistemas informatizados;
- Sequestros;
- Atentados terroristas;
- Sabotagem;
- Espionagem.
Central de segurança
Para que a segurança tenha um nível elevado de profissionalismo, é necessário que o hotel comece organizando e implantando uma central de segurança, ou seja, um local, dentro do hotel, onde devem estar centralizados todos os serviços de segurança. No entanto, é mais seguro para o hotel organizar essa central uma única vez, adquirindo e instalando tudo o que ela precisa. Essa central deverá ser dirigida pelo gerente de segurança do hotel e deverá possuir os seguintes recursos:
- Monitoramento eletrônico de todas as dependências do hotel, por meio de alarmes, sensores e CFTV;
- Controle do ar condicionado;
- Controle do som ambiente, com canal exclusivo de penetração, para avisos sobre incêndios e outras emergências;
- Rastreamento via rádio, celular ou GPS;
- Detecção de incêndio;
- Radiocomunicação;
- Elevadores;
- Canal de comunicações com todas as áreas do hotel;
- Linhas exclusivas de telefone;
- Ambulatório médico básico;
- Burocracia interna da área de segurança;
- Controle de toda e qualquer atividade que diga respeito à segurança do hotel, dos hóspedes e funcionários.
Pessoal de segurança
De nada adiantam equipamentos sofisticados e uma organização adequada, se o elemento humano que vai operar esse sistema não estiver preparado e qualificado para tal. Para isso, a gerência de segurança do hotel deve ser assim constituída:
- Gerente geral: é o responsável direto por todas as atividades desenvolvidas dentro do hotel. A ele está subordinada a gerência de segurança;
- Gerente de segurança: é o responsável absoluto por toda a área de segurança do hotel. Reporta-se apenas ao gerente geral;
- Supervisor de segurança: é o responsável pelos turnos de trabalho na área de segurança, que deve ser desenvolvida durante as 24 horas do dia, no ambiente do hotel;
- Agente de segurança: é o funcionário operacional, que trabalha nos mais variados ambientes do hotel, como recepção, garagem, corredores e outras instalações;
- Bombeiro: é um funcionário habilitado e qualificado em prevenção e combate a incêndios. Sua função é inspecionar todo o ambiente do hotel, na busca de eventuais falhas capazes de causar um incêndio. Também é o primeiro a ser acionado nos casos de alarme de incêndio, para que tome as primeiras providências;
- Socorrista: é um funcionário da área médica, com formação específica em Medicina, Enfermagem ou Primeiros Socorros. Deve ser acionado em casos de acidente, incêndio, pânico, ou quando qualquer funcionário ou hóspede esteja necessitando de seus serviços;
- Técnicos em Manutenção: são funcionários com formação em áreas como hidráulica, eletricidade, elevadores e outras especialidades, que se façam necessárias no ambiente hoteleiro. Devem ser acionados para restabelecer a normalidade desses serviços no hotel, quando causados por fatores internos, e chamar socorro junto a empresas ou órgãos competentes, quando a interrupção dos serviços tiver sido provocada por fatores externos.
Turnos de trabalho
Como a segurança do hotel deve funcionar durante 24 horas, é necessária a divisão do trabalho em turnos, devendo ser desenvolvida em turnos de 6 horas e não de 8 como nas demais atividades. Isso porque a atividade de segurança é bastante desgastante e geradora de grande estresse em quem a exerce .
Para desempenhar suas atividades de forma eficaz, são necessárias 4 equipes para cobrir o período de 24 h. Cada turno de trabalho deve ser comandado por um supervisor de segurança, que terá sob seu comando os agentes de segurança necessários àquele período. Além desses profissionais, devem estar à disposição pelo menos um bombeiro, um socorrista e um técnico em manutenção.
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Por Andréa Oliveira
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Comentários
Manoel Marques
29 de abr. de 2016Nossa, realmente são tantas coisas que nem parei para pensar. tem que pensar em tudo mesmo. vou pesquisar mesmo muito antes de escolher. a ADT por exemplo da uma consultoria (http://www.adt.com.br/empresa-de-seguranca-patrimonial/sobre-adt/). Vale a pena antes de contratar, né?
Resposta do Portal Cursos CPT
2 de mai. de 2016Olá Manoel,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Sim, com certeza.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos