
O barista deve saber tudo sobre o universo do café, deve conhecer não apenas sobre produção e extração do café como também criar receitas, que encantem o cliente pela apresentação no momento de servir uma bebida com sabor e qualidade indescritíveis. O objetivo principal desse profissional é garantir aos clientes uma experiência única.
A profissão está em ascensão, nos últimos anos, com estimativas de crescimento. Entretanto, para alcançar sucesso como barista, não basta preparar um espresso perfeito, é importante o pleno domínio dos equipamentos e das técnicas de preparo da bebida. Além disso, o profissional deve se atualizar continuamente para satisfazer os mais exigentes paladares.
1. Investir em capacitação profissional
Além de ser apaixonado pela profissão, o barista deve ser expert em café, desde a sua origem. Para isso, ele deve investir em capacitação profissional de qualidade em cursos presenciais ou cursos on-line. Por meio deles, é possível descobrir todos os segredos da bebida e aprender as mais avançadas técnicas de preparo.
2. Ser simpático e criativo
Dois dos principais quesitos profissionais de um barista são a simpatia (atendimento ao cliente) e a criatividade (preparo das bebidas). Vale lembrar que a profissão exige pessoas que saibam lidar com o público respondendo a perguntas e recomendando bebidas, além de outras atribuições comuns à profissão.
3. Ter o paladar apurado
Para preparar o café perfeito, o barista deve ter um paladar apurado, capaz de diferenciar as nuances e sutilezas de cada tipo de grão. Por esse motivo, é tão importante gostar da bebida e explorar as novas tendências.
4. Adorar café
Para preparar um espresso com o máximo de excelência, o barista deve provar a bebida quantas vezes forem necessárias. Daí a necessidade de o profissional adorar café e se especializar na profissão.
5. Oferecer ao cliente o café perfeito
O barista experiente antecipa os desejos dos clientes e oferece a eles um café de qualidade. Este é o caminho para o sucesso! Para isso, é importante pesquisar as tendências do mercado e explorar novas receitas para servi-las aos clientes.
6. Ter conhecimento sobre a bebida
São vários os fatores que influenciam a qualidade, o sabor e o aroma do café. Por esses motivos, o barista deve ter conhecimento não apenas sobre a produção do café, como também sobre tipos de torra, moagem e formas de preparo da bebida.
7. Ter habilidades com os equipamentos
Por fim, o barista de sucesso deve ter habilidades com os equipamentos. Ele deve saber fazer a seleção e moagem dos grãos. Além disso, o profissional deve saber manejar a máquina de espresso, operar a prensa francesa, usar adequadamente o vaporizador e decorar a bebida para servi-la ao cliente.
Conheça os Cursos CPT da Área Hotelaria:
Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman
Fontes: villacafe.com.br
cordonbleu.edu
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.