WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Hotel Boutique: você sabe o que é?

Conheça essa nova forma de hospedagem, que tem crescido bastante nos últimos anos

Hotel - imagem meramente ilustrativa

Design, preço, serviços oferecidos, localização, ambiente, espaço externo: são diversas as formas de diferenciar os meios de hospedagem. O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem determina sete categorias de meios de hospedagem: hotel, resort, hotel fazenda cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel. Tudo indica, contudo, que com a crescente expansão do setor, há mais um tipo de hotel sendo cotado para ingressar no sistema: o hotel boutique.

Alexandre Martins, professor do Curso CPT Marketing em Hotelaria, destaca que são diversas as formas que as empresas têm para se destacar no mercado. Para ter sucesso, é preciso que o seu empreendimento possua algum diferencial. Assim, você conseguirá cativar cada vez mais hóspedes e aumentar o faturamento.  Dentre as diferentes possibilidades do atual mercado, destaca-se o hotel boutique.

O conceito de hotel boutique visa à sofisticação e à perfeição. O design é avançado e os funcionários possuem aparência de manequim e falam diversos idiomas. Além disso, é preciso que os costumes e desejos dos hóspedes sejam conhecidos e sempre atendidos. Saiba o que é um hotel boutique e conheça seus diferenciais em relação aos meios de hospedagem tradicionais:

Como surgiram os hotéis Boutiques?

Surgido nos Estados Unidos na década de 80, o primeiro hotel boutique do mundo veio a partir da reformulação do Clift Hotel, em São Francisco. A remodelação buscou manter as principais características do espaço, mas com um novo design, melhorando seu estilo e sua decoração. O termo “hotel boutique”, por sua vez, surgiu em Nova York, quando um homem disse que seu hotel era como uma pequena boutique, diferenciando-se dos concorrentes, que pareciam lojas de departamento. O conceito chegou ao Brasil na década de 90, sendo a primeira unidade o Hotel Emiliano, localizado na Rua Oscar Freire, bairro Jardins, em São Paulo.

Os diferenciais do hotel boutique:

Ambiente

Os hotéis boutiques possuem uma identidade visual própria, podendo ser sediados em prédios antigos, como casarões históricos, ou até mesmo em castelos. Contudo, mesmo funcionando em construções históricas, eles possuem infraestrutura moderna e são equipados com todas as tecnologias necessárias para o bom atendimento do hóspede.

A decoração é um dos requisitos mais importantes. Busca-se fomentar um ambiente luxuoso e requintado, no qual o bom gosto é destaque. Além disso, o design geralmente é intimista, e a privacidade dos hóspedes é valorizada. Os hotéis boutiques costumam ser pequenos e possuir poucos quartos, pois a ideia é que a experiência do hóspede seja exclusiva e personalizada.

Atendimento e serviços

Como esse modelo de hospedagem comporta poucas pessoas, é possível oferecer um atendimento de alto nível. Os hóspedes devem ter suas necessidades atendidas prontamente, se sentindo satisfeitos com todos os detalhes durante a estadia.

Alguns hotéis oferecem até mesmo concierges exclusivos para atendimento imediato dos hóspedes. Esse profissional é responsável por providenciar todos os serviços necessários durante a viagem do hóspede, realizando reservas em restaurantes, agendamento de passeios e compra de ingressos.

Para oferecer esse serviço personalizado, é preciso que os funcionários conheçam o perfil de seus clientes, dando importância para cada uma de suas preferências.

Conheça hotéis boutiques espalhados pelo mundo

Já existem alguns hotéis boutiques famosos em diversos países, embora esse conceito ainda seja considerado recente. São alguns deles:

1- Tintswalo Lodges, na Cidade do Cabo, África do Sul;
2- Lindrum Hotel, em Melbourne, Austrália;
3- Le Cinq Codet, em Paris, França;
4- The Darcy Hotel, em Washington, EUA.

Diversos estados do Brasil também possuem hotéis boutiques. Alguns dos mais conhecidos são o Modevie Boutique Hotel, em Gramado, Rio Grande do Sul, e o Casarão Villa do Império Hotel Boutique, em Pirenópolis, Goiás.

Apesar de ser um modelo específico de hospedagem, algumas práticas do hotel boutique, tais como o atendimento exclusivo e personalizado, podem ser utilizadas nos meios de hospedagem tradicionais, melhorando qualquer negócio.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Hotelaria:

Curso Marketing em Hotelaria
Curso Como Administrar Hotéis
Curso Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel

Fonte: Hospedin – Blog.hospedin.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!