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Hotelaria - o telemarketing usado na captação e manutenção de clientes

O telemarketing atua fazendo a apresentação, a venda ou uma pesquisa sobre produtos e, ou serviços oferecidos pelo hotel, o que permite avaliar o grau de satisfação dos mesmos

 

O telemarketing é a técnica de vendas que mais cresce no mundo e, acredite, seu campo de atuação é tão vasto que até mesmo no segmento de hotelaria é possível fazer uso desta poderosa ferramenta de comunicação. Neste caso específico, o TLMK atuará sob a forma de uma comunicação comercial, via telefone, promovendo o contato direto com os clientes, efetivos ou potenciais, para fazer a apresentação, a venda ou uma pesquisa sobre produtos e, ou serviços oferecidos pelo hotel. Também, pode ser usado na pós-venda, para obter informações que permitam avaliar o grau de satisfação dos mesmos. Se elogiado, vanglorie-se; se criticado, melhore a qualidade do produto ou prestação de serviços, pois, em se tratando de hotelaria, clientes satisfeitos é sucesso garantido! Constata-se aqui, então, a grande importância de se manter um serviço de TLMK em um empreendimento hoteleiro.

Em hotelaria, o telemarketing age sob duas metodologias: o TLMK executivo (ativo) ou o TLMK receptivo (passivo). Saiba um pouco mais sobre cada uma dessas formas de abordagem ao cliente:

Telemarketing Ativo

No telemarketing ativo, um operador toma a iniciativa de chegar ao cliente, via telefone, empregando técnicas programadas, com finalidades determinadas.

Telemarketing Passivo

No telemarketing passivo, o operador recebe ligações dos clientes, que buscam informações, ou querem fazer reservas de apartamentos ou no restaurante. Para utilizar essa ferramenta, é preciso que os operadores sejam treinados, pois serão grandemente responsáveis pelo sucesso e o alcance dos objetivos, representado pelo aumento nas vendas.

Para ter sucesso no desempenho de suas atividades, o operador de TLMK deve dominar algumas técnicas de comunicação mínimas e indispensáveis para operar o sistema. Também, é fundamental que o ele tenha um conhecimento profundo do hotel (instalações, serviços oferecidos, tarifas, eventos e outros).

Campos de atuação do TLMK

- O telemarketing pode ser usado como forma de apoio institucional para fixação de uma marca;

- Para apoiar o sistema de mala direta, confirmando o recebimento de correspondência enviada, comprovando o endereço de clientes cadastrados;

- Como forma de atingir o cliente de forma rápida e direta, com custos mais baratos que outras mídias;

- Para divulgar e vender produtos e serviços, economizando tempo e dinheiro.

Vantagens da implantação do sistema de TLMK em um hotel

- Agilidade e segmentação;

- Individualização da mensagem;

- Baixo custo em relação a outras formas de publicidade;

- Possibilidade de retorno direto;

- Canal de críticas ou sugestões dos clientes;

- Alternativa para pesquisas de mercado;

- Auxílio ao plano global de marketing;

- Nível de aceitação das mensagens é plenamente mensurável.

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Curso CPT Como Administrar Hotéis 

Curso CPT Treinamento de Camareira
 

Curso CPT Treinamento em Reservas e Recepção 

Curso CPT Treinamento de Governanta 

Curso CPT Marketing em Hotelaria 

Curso CPT Segurança em Hotéis 

Saiba mais sobre Hotelaria nos artigos abaixo:

Hotelaria - Relações Públicas usam ações e estratégias para criar imagem positiva dos hotéis

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Por Silvana Teixeira

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