Relações públicas é uma ferramenta de marketing que inclui métodos e atividades que visam promover um relacionamento favorável com o público em geral. Em hotelaria, o público atingido é muito variado, incluindo investidores, clientes, acionistas, franqueados e intermediários. Isto sem contar, ainda, com o público interno, ou seja, os funcionários do estabelecimento, usando a comunicação com o objetivo de motivá-los. O profissional de relações públicas tem grande influência sobre a realização das vendas do hotel. Ele negocia com o público, inclusive com clientes atuais e potenciais, com a comunidade financeira e com a mídia. Suas ações e estratégias buscam criar uma imagem positiva da empresa.
Por meio da atividade de Relações Públicas, o hotel busca:
- Divulgar e esclarecer seus objetivos;
- Mostrar seus serviços;
- Aprimorar suas relações com: clientes, comunidade, fornecedores, autoridades;
- Atender aos consumidores antes e após a venda.
A área de Relações Públicas deve trabalhar em conjunto com Marketing, Publicidade, Assessoria de Imprensa e Eventos, pois todos devem falar a mesma língua, ou seja, todas as informações devem ser únicas e padronizadas. É imprescindível que os profissionais de Relações Públicas estejam permanentemente informados sobre toda a empresa, comunidade e consumidores, tendo autonomia para representar a organização sempre que se faça necessário. O programa de relações públicas deve estar de acordo com os objetivos, estratégias, mercado-alvo, resultados esperados e cronogramas do plano de marketing.
São ferramentas utilizadas pelo profissional de relações públicas:
- Publicações (revistas da empresa, relatórios anuais, manuais e panfletos direcionados ao consumidor etc.);
- Patrocínio de diversos tipos de eventos;
- Matérias favoráveis sobre a empresa, seus funcionários e produtos;
- Apoio e doação de tempo e dinheiro a obras de caridade;
- Criação de uma identidade visual (papel timbrado, cartões de visita, uniformes);
- Lobby (esforços para influenciar decisões de legisladores e regulamentares);
- Comportamento socialmente responsável, alcançando boa reputação.
Conheça os Cursos CPT, da área Hotelaria, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre eles, destacam-se:
Curso CPT Como Administrar Hotéis
Curso CPT Treinamento de Camareira
Curso CPT Treinamento em Reservas e Recepção
Curso CPT Treinamento de Governanta
Curso CPT Marketing em Hotelaria
Curso CPT Segurança em Hotéis
Saiba mais sobre Hotelaria nos artigos abaixo:
Hotelaria - o telemarketing usado na captação e manutenção de clientes
Hotelaria - você sabe o que é e para que serve o Mailing list?
Por Silvana Teixeira
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.