WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Montagem e decoração de pratos (Food Styling): a escolha do prato

O importante é ter sempre em mente que o prato deverá ter mais que a função de servir de suporte para os alimentos, ele deverá ser integrado à decoração, complementando sua apresentação com requinte


O prato é o suporte, a base onde os alimentos serão colocados e organizados para serem servidos. Historicamente, a gastronomia sempre utilizou diversos tipos de pratos para servir os alimentos. Cada tipo de prato sendo mais indicado para determinados alimentos. Atualmente, com novos conceitos e tendências, paradigmas são quebrados de forma que hoje não existe apego às tradições, o que nos leva a sugerir vários elementos para serem usados como suportes para servir alimentos; portanto, como pratos.

O importante é ter sempre em mente que o prato deverá ter mais que a função de servir de suporte para os alimentos; ele deve ser integrado à decoração e complementar a apresentação do prato. Nesse sentido, você precisa ficar atento para a escolha do prato.

Qual prato escolher para a sua montagem?

Dê preferência pela simplicidade; pratos sofisticados podem chamar muito a atenção e concorrer com a decoração do prato. Ao contrário, pratos bonitos, mas simples, permitirão que você faça o seu trabalho de montagem e decoração de forma eficiente. A sugestão é para que se utilizem pratos brancos ou claros, para facilitar e realçar o seu trabalho de decoração.

Pratos coloridos e muito detalhados podem dificultar a decoração, podendo ainda concorrer com as cores e texturas utilizadas. De acordo com uma nova visão conceitual da gastronomia, o chef poderá explorar a sua criatividade e utilizar materiais diversos como suporte ou prato para receber os alimentos.

Pratos rasos e fundos convencionais; pratos pra risoto; pratos ovais, circulares quadrados, retangulares, ou de outro formato; tigelas; xícaras grandes; bandejas de vidro ou cristal; ou até mesmo azulejos.

Azulejos de parede? Isso mesmo, estamos nos referindo aos azulejos de parede que são utilizados na construção civil. Se, em um primeiro momento, isso parece estranho, basta pensar um pouco a esse respeito que certamente chegará à conclusão de que existem muitas semelhanças entre pratos convencionais e azulejos.

A começar pelo material de fabricação que são praticamente os mesmos empregados nos pratos e nos azulejos. O acabamento também é muito parecido, porque precisa ser impermeável, resistente e bem polido (vidrado). Portanto, o uso de azulejos para servir refeições é uma atitude inovadora e muito interessante.

É importante ficar atento para a escolha dos azulejos. No mercado, você vai encontrar um grupo de azulejos de fundo claro e outro de fundo avermelhado na cor característica de material cerâmico. Os do segundo grupo possuem a superfície externa impermeável, mas são permeáveis nas outras partes, tanto as laterais como a face é utilizada para ser colada nas paredes ou nos pisos.

Já os do primeiro grupo são praticamente impermeáveis em todas as superfícies e por isso são mais indicados para ser usados como suporte para os alimentos. Além disso, é sempre bom frisar que os azulejos devem ser adquiridos novos para serem usados exclusivamente na culinária.

Para isso, devem ser submetidos a processos rigorosos e limpeza com esponja e detergente, seguido de uma boa desinfecção com álcool a 70% ou solução sanitizante à base de cloro. Tanto o álcool 70% como as soluções sanitizantes podem ser encontrados como produtos industrializados.

Uma opção inovadora e atual: os recipientes para servir

Na montagem e decoração de pratos, é comum utilizar pequenos recipientes para servir algumas porções ou elementos constituintes do prato. Não é raro encontrar no mercado, recipientes interessantes, que sejam simples e, ao mesmo tempo, que apresentem uma dose de requinte; que sejam diferenciados e capazes de inovar, de valorizar o prato que será servido.

Recipientes de louça branca de vários tipos, como panelinhas coloridas, ou colheres chinesas, são alguns dos vários exemplos de recipientes que poderão ser utilizados para deixar os pratos ainda mais sofisticados e glamorosos. É muito importante escolher bem esses recipientes, porque eles farão parte da decoração do prato, encantando os olhos de seus clientes.

Por Andréa Oliveira.

Confira os Cursos CPT, da área Gastronomia, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Montagem e Decoração de Pratos - Food Styling
 
Curso CPT de Cozinha Internacional - Parte 1
 
Curso CPT de Cozinha Internacional - Parte 2
 
Curso CPT Profissional Avançado de Cozinha
 
Curso CPT Profissional de Cozinha
 
Curso CPT Capacitação de Maître

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!