WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Quais são as principais comidas típicas da culinária mineira?

A cozinha mineira é repleta de iguarias que agradam aos mais diversos paladares

Culinária mineira - imagem ilustrativa

Fábio Hosken, um dos professores do Curso CPT Cozinha Mineira, destaca que o encontro de raças e culturas diferentes resultou na culinária mineira, que foi se enriquecendo com o passar dos anos. Os tempos passaram, os costumes evoluíram, e a culinária mineira, em vez de perder suas características, ganhou status e destaque internacional, propiciando a multiplicação de restaurantes especializados nesse tipo de culinária.

São vários os ingredientes que marcam a culinária mineira, indo desde o frango e o feijão até o “docim” de leite e o pão de queijo. A história da cultura mineira se mistura aos diversos pratos típicos, que são encontrados originalmente apenas no estado brasileiro considerado o “mais mió de bom”!

Se você ainda não conhece o estado, fique tranquilo, te daremos alguns bons motivos para conhecê-lo. Se você é mineiro, prepare a cozinha, porque você vai ficar com água na boca (e com fome)! A seguir, apresentamos alguns dos pratos típicos da culinária mineira:

Frango com quiabo

A mistura desses dois ingredientes rende um dos pratos mais clássicos para os mineiros, feito a partir de um ensopado de frango caipira. Afirma-se que o sabor “original” dessa receita só é possível com a utilização desse tipo de frango, pois o frango industrializado acaba tirando toda a essência do autêntico frango com quiabo.

Tutu

O feijão, um dos ingredientes mais importantes para os mineiros, se transforma no saboroso tutu quando é cozido, temperado, batido e misturado com farinha de milho ou de mandioca. Adquire uma consistência mais pastosa e pode ganhar o adicional de torresmo, bacon ou ovos cozidos.

Feijão tropeiro

Mais uma vez, o feijão estrela uma das receitas mais tradicionais de Minas Gerais, em um prato que surgiu com os tropeiros, que misturavam farinha, carne e ovos ao feijão. O resultado é uma iguaria com sabor único, que está presente em larga escala pelos restaurantes dos mais de 800 municípios mineiros.

Leitão a pururuca

Para que se prepare um leitão a pururuca, é necessário empregar muita técnica. O porco deve ser assado com pele e, logo após esse procedimento, deve-se passar gelo em toda sua superfície para, então, jogar óleo muito quente sobre ela. Quando bem feita, o resultado dessa técnica é uma pele fritinha, cheia de bolhas e que fica crocante.

Vaca atolada

O nome pode causar estranhamento, mas o prato com certeza causa vontade de comê-lo. É um prato simples, composto de carne bovina cozida com mandioca. Geralmente, utiliza-se a costela, que deve ficar bem macia.

Doce de leite

É impossível falar de comida mineira e não falar do doce de leite. Não é à toa que esse doce ganhou prestígio até internacional, pois ele combina com tudo! Em terras mineiras, é comum consumi-lo puto ou até com queijo. Inclusive, vale ressaltar que o melhor doce de leite do Brasil, premiado diversas vezes como tal, é de uma cidade mineira: Viçosa!

Goiabada cascão

Diferentemente da goiabada comum, a cascão possui pedaços de casca em seu interior – o que justifica o seu nome. Também é muito comum em Minas Gerais e agrada ao paladar de doceiros em todo o país.

Pão de queijo

Por último, mas não menos importante, o pão de queijo é encontrado com facilidade no estado onde “nasceu”. É feito com polvilho – seja ele doce, azedo, ou uma mistura dos dois – e mescla alguns tipos de queijo para que tenha seu sabor único. Se você nunca comeu um pão de queijo mineiro legítimo, ainda não conhece o verdadeiro sabor desse alimento!

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gastronomia:

Cozinha Mineira
Cozinha Brasileira
Profissional de Cozinha

Fonte: Mineiros na estrada – mineirosnaestrada.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!